segunda-feira, 5 de abril de 2010

9 (2009)


O filme passa-se num mundo pós-apocalíptico, onde todos os humanos foram eliminados por máquinas. Agora apenas estão vivos, uns seres feitos de panos com números nas costas, e que tentam fazer tudo para sobreviver as máquinas.

O 9 (voz de Elijah Wood) é o último dos pequenos seres a acordar, não tarda muito vai conhecendo novos seres da sua raça, acabando por travar amizade com 5 (voz de John C. Reilly). Ambos desejam salvar o 2 (voz de Martin Landau) que foi levado por uma das máquinas.

No caminho encontram 7 (voz de Jennifer Connely) que prontamente os vai ajudar a salar 2. Depois disso, várias coisas acontecem que fazem com que os nossos heróis tenham muito que batalhar até estarem completamente livres das máquinas para sempre.


A história é baseada numa curta do mesmo realizador, Shane Acker e visualmente é espectacular. É realmente fantástico o trabalho que fizeram em termos visuais, mas deviam ter passado mais tempo a aprofundar a história que em certos momentos deixa um pouco a desejar.

O argumento foi escrito por Pamela Pettler, baseado numa história do próprio realizador, Shane Acker e está muito pouco desenvolvido. Todas as personagens podiam ter mais profundiade, e os 80 minutos de filme ajudam a comprovar que a história não é muito longa o que leva a que as coisas parecam ter sido feitas um pouco à pressa.

Embora o filme não seja muito bom, é de registar a tentativa dos seus autores, que fizeram, como já disse, um filme visualmente muito forte. Com um melhor argumento poderiamos ter tido aqui um filme com nomeação para o Óscar de Melhor Filme de Animação.


They're free now.

Avaliação - 6.2/10

2 comentários:

  1. Nunca vi mas o trailer tem bom aspecto. Mas não espero um grande filme, anyway.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. Roberto, não se perde nada em ver o filme, mas também não se ganha muita coisa.

    Abraço

    ResponderExcluir