domingo, 21 de fevereiro de 2010

The Departed (2006)


O filme transporta-nos para Boston, onde o crime organizado está em alta. O chefe da máfia é Frank Costello (Jack Nicholson), e a polícia tentando tudo para o apanhar coloca Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) como infiltrado no grupo de Costello. Mas o que eles não sabem é que a máfia também conseguiu para um dos seus na polícia, e é ele Colin Sullivan (Matt Damon) cuja principal missão é avisá-los de todas as actividades realizadas pela polícia para deter Costello.

Bem cedo, ambos os lados se apercebem que têm espiões entre as suas fileiras e farão de tudo para saber quem é.

Esta é mais uma excelente obra de Scorsese, que finalmente viu reconhecido o seu valor pela Academia com este filme.


Embora a realização seja excelente, não fosse o filme realizado por um dos mais conceituados realizadores ainda em actividade, o grande mérito vai para o elenco. Todos eles conseguiram prestações de encher o olho. Até Mark Wahlberg, do qual duvido que tenha grande capacidade para ser actor dá uma exclente prestação no filme, valendo-lhe inclusivé uma nomeação para Óscar.

A banda-sonora é genial, encaixando na perfeição com o filme, fazendo com que a cena inicial, ao som de The Rolling Stones, seja genial, fazendo já prever de que se iria assistir a uma excelente fita.

Esta película, sem dúvida que prova que Martin Scorsese ainda tem muito para dar ao cinema. E conta com um dos melhores finais que já pude ver num filme.


"When I was your age they would say we can become cops, or criminals. Today, what I'm saying to you is this: when you're facing a loaded gun, what's the difference?"

Avaliação - 8.7/10

2 comentários:

  1. Sublime no storytelling e brilhante nas interpretações, The Departed - Entre Inimigos é o perfeito exemplo de como é possível fazer entretenimento de excelência com profundo sentido estético, a partir de uma história policial que à partida muito teria de vulgar. É, também, o perfeito exemplo de como, sendo um dos mais velhos profissionais da área, Martin Scorsese consegue refrescar a sua carreira de títulos sonantes e mais ou menos eruditos na forma com um filme tão mais comercial e tão mais próximo do grande público.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Roberto, é isso mesmo sem tirar nem por.

    Abraço

    ResponderExcluir