sábado, 20 de março de 2010

Alien 3 (1992)


Neste terceiro capítulo da saga Alien, começamos onde o capítulo anterior nos deixou. Depois de Ellen Ripley (Sigourney Weaver) com a ajuda do andróide Bishop (Lance Henriksen), Hicks (Michael Biehn) e a pequena Newt (Danielle Edmond) conseguirem destruir o, suposto, último Alien, embarcam todos numa pequena nave a caminho da Terra. Mas afinal ainda deixaram escapar um pequeno verme, que conseguiu chegar a bordo da nave.

O alien provoca estragos na nave e ela cai num planeta distante da Terra, na queda todos os ocupantes morrem, menos Ripley que consegue sobreviver. Esse planeta é habitado por prisioneiros que cometeram os mais variados crimes e juraram nunca mais o fazer rendendo-se a Deus.

Mal Ripley se restabelece por completo, e sabe da morte dos seus amigos, ela, claro está, fica devastada, mas não tem muito tempo para chorar a morte deles, já que à medida que o tempo vai passando, os mortos vão se acumulando e ela pensa que todo o pesadelo pode voltar a acontecer.


Neste que foi o primeiro filme realizado por David Fincher, realizador aclamado de filmes como Fight Club e Se7en, ele que segundo o próprio deixou a produção do filme por interferência do estúdio, consegue um trabalho bastante competente, e não é por ele a razão que o filme falha em vários aspectos.

A fita contém um argumento bastante pobre, comparado com os seus antecessores, o que realmente faz com que a experiência não seja tão compensatória como em Alien e Aliens.

Os efeitos especiais são claramente superiores aos anteriores, o que também é normal e esperado, devido ao avanço da tecnologia. Notava-se que nos primeiros, especialmente em Alien, não se focava muito os seres devido, claro está, À falta de efeitos especiais, que pudessem disfarçar e criar mais real os Aliens.

Mais uma vez, Sigourney Weaver, brilha com uma performance bastante poderosa e carrega mais uma vez o filme às costas. No campo das interpretações secundárias, o realce vai claramente para Charles S. Dutton, como Dillon, o "chefe" dos prisioneiros. Ele é claramente a personagem mais complexa e mais interessante de seguir.

Embora, Alien 3 não esteja claramente aos mesmo nível dos anteriores capítulos da saga, continua a ser um filme agradável de seguir e que me pareceria uma boa maneira de acabar com a dita saga, infelizmente não foi assim.


"This thing is really pissed off!"

Avaliação - 6.5/10

3 comentários:

  1. O argumento não é brilhante, tens razão. Mas a realização de Fincher é, e compensa claramente. Fincher traz um sentimento de clastrofobia que não se via desde o primeiro filme, para além de criar "O" encontro entre a Ripley e o Alien.

    On Earth, everyone can hear you scream.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jackie Brown, é exactamente como dizes Fincher consegue transformar um capítulo que tinha tudo para ser um fracasso e torna-o um filme com algumas qualidades. O único amargo de boca que fica é o facto de ele se tivesse ficado na pos-produção do filme, se ele poderia ou não melhorar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Alex.

    Sou do blogue CineObservador (http://cineobservador.blogspot.com/) e gostaria de te convidar para uma iniciativa. Manda-me o teu mail para cineobservador@gmail.com se faz favor.

    Obrigado.

    Abraço :)

    ResponderExcluir