terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Top Década 2000 - 30º - 21º

Quando comecei a pensar em fazer esta lista dos filmes que foram para mim os melhores da década passada, pensei em fazer qualquer coisa como um Top de 20 ou 25 mas resolvi alargá-lo um pouco para que pudesse, de algum modo, "homenagear" alguns dos que para mim foram os melhores filmes dos últimos dez anos.

Sendo assim aqui fica já a primeira parte dessa lista.


30º - Der Untergang (2004)



Este filme conta de uma maneira muito realista, como foram os últimos dias de Adolf Hitler e conta com uma excelente realização e excelente desempenho do actor principal Brun Ganz.

29º - Avatar (2009)



O filme que suspostamente iria revolucionar o cinema, não o fez. Mas revolucionou sem dúvida a forma como se vê o cinema. Devido ao sucesso de bilheteira que foi Avatar, imensos filmes este ano vão ser em 3D, sendo que a maior parte não estaria a pensar em utilizar essa tecnica nos seus filmes. E só por isso Avatar já revoluciona o cinema. Para além disso foi a melhor experiência visual que tive num cinema.

28º - Kiss Kiss Bang Bang (2005)



A película que ajudou com que Robert Downey Jr. brilhasse e no qual se afirmou como o bom actor que é. Ela é uma divertida comédia, que foi a surpresa do ano de 2005.

27º - Million Dollar Baby (2004)



Neste que é mais um dos excelentes trabalhos de Clint Eastwood, que brilha mais uma vez no papel de realizador mas também no papel de actor. O filme tem tanto de belo como de genial e é um marco do cinema desta década. O filme acabou por vencer o Óscar para Melhor Filme, Realizador, Actriz e Actor Secundário.

26º - The Departed (2006)



A fita que fez com que Martin Scorsese fosse finalmente reconhecido pela Academia é uma obra-prima do realizador. Que com as excelentes interpretações do filme o faz estar nesta posição na minha lista. Critica disponível
AQUI.

25º - In Bruges (2008)



Esta divertida comédia negra, foi a grande surpresa do ano anterior. Com excelentes prestações de todo o leque de actores mas principalmente de Colin Farell, actor que nunca me pareceu ser grande coisa, mas aqui mostra-se a um grande nível.

24º - V for Vendetta (2005)



Um autêntico hino à liberdade, que faz com que se veja como é viver numa ditadura, algo que nós já vivemos e muitos países ainda vivem e infelizmente muitos ainda irão viver. Natalie Portman como Evey está fenomenal e é incrível como ela está sempre bela, quer seja de cabelo comprido, curto ou até mesmo careca.

23º - Love Actually (2003)



Não poderia deixar de fora a que é para mim, a melhor comédia romântica que já vi. Para além de ser um hino ao amor e à felicidade, conta com um grupo de actores de luxo que cumpre bastante bem o seu papel.

22º - The Lord of the Rings: The Two Towers (2002)



A jornada continuou sim, e de que maneira. Embora seja para mim o pior da trilogia o filme não deixa de ser espectacular. Aliás dizer a palavra "pior" até lhe fica mal. É antes o "menos bom" dos três. E aquela batalha final no Abismo do Elmo irá ficar na história, já que foi realizada duma maneira absolutamente brilhante.

21º - Kill Bill Vol. I (2003)



Em mais um filme brilhante de Tarantino, Uma Thurman brilha como A Noiva, que procura vingança por aqueles que quase a mataram. Este Volume I é um pouco superior ao segundo, mas ambos são bastante bons. Para mim este Kill Bill consolidou definitivamente Tarantino como um dos grandes realizadores do nosso tempo. Daí também ocupar este lugar na minha lista.


E aqui estão os primeiros dez filmes desta minha lista. Amanhã irei colocar do 20º até ao 11º.

3 comentários:

  1. Desta lista só falhei dois 3 filmes.
    Dos que estão na lista são, de facto, grandes e sublimes filmes. No entanto não concordo com as posições. Kill Bill só aparecia muito mas muito mais acima assim como V for Vendetta que apareceria no top10, provavelmente.

    Gostos são gostos!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da ideia e da lista até ao momento. Todos os filmes apresentados são, de facto, capazes de nos deixar colados ao ecrã e exemplos perfeitos da preciosidade que o cinema é e sempre será.

    E, pessoalmente, o Kill Bill e o V for Vendetta estão onde deveriam estar.

    ResponderExcluir
  3. Nekas, não sei quais são os filmes que não viste mas aconselho-te sem duvida o seu visionamento.

    Em relação ao resto é como dizes gosto são gostos.

    Abraço

    CitizenKane, parece que concordamos então, pelo menos nesta primeira parte. Continua a passar por aqui.

    Abraço

    ResponderExcluir