terça-feira, 13 de abril de 2010

The Big Lebowski (1998)


Em mais um grande filme dos Coen, Jeff Bridges é a estrela interpretando Jeffrey Lebowski, ou como ele faz questão que lhe chamem, The Dude.

O Dude é, como é dito no início do filme, provalmente o homem mais preguiçoso de todo o estado de Los Angeles. Ele passa os dias a beber White Russians, a fumar erva e a jogar bowling. Rica vida.

Um homem, mesmo não tendo nenhuma mulher ao seu lado, tem de ter amigos. E o Dude também os tem. São eles Walter Sobchak (John Goodman) e Donny Kerabatsos (Steve Buscemi). Walter é um veterano da guerra do Vietname e consegue relacionar tudo o que esteja a acontecer com os acontecimentos dessa mesma guerra. Donny parece estar sempre um passo atrás de Dude e Walter, nunca conseguindo entrar na conversa dos dois e não consegue quase acabar uma frase, porque Walter não tem paciência para o ouvir.

A trama em si, acontece quando dois mauzões confudem o Dude com outro Jeffrey Lebowski. Este bastante rico por sinal. Ele tem uma mulher mais nova, Bunny (Tara Reid), que deve bastante dinheiro a pessoas perigosas, daí a visita à casa do Dude. Enquanto lá estão eles acabam por urinar no seu tapete, que por sinal componha tão bem a sala. Apenas devido à tentativa de ter um novo tapete que fique bem na sala, ele embarca para uma montanha-russa de aventuras que misturam pintoras nuas desejosas de procriar, a alemães ligados ao mundo da pornografia.

A realização dos Coen usa, mais uma vez, a simplicidade como ponto forte. Eles não tentam inventar muito e isso assenta-lhes bem. Ao deixarem os actores brilharem, apenas ganham com isso.


O argumento também foi escrito pelos Coen, e apenas tem um ponto menos forte. As sequências dos sonhos do Dude, faziam com que o filme perdesse algum do andamento que tinha até então. Essa falta de ritmo poderia prejudicar seriamente a visualização da fita, o que acabaria por não acontecer.

O elenco é todo ele brilhante. Desde Jeff Bridges, que tem o papel da carreira dele como The Dude. Embora tenha ganho o Óscar pela sua prestação em Crazy Heart, Bridges será sempre o Dude. Mas não é só ele que brilha, também John Goodman arranca uma excelente actuação como Walter. É a sua personagem que arranca uma boa parte das gargalhadas do filme, e Goodman interpreta este veterna do Vietname duma maneira simplesmente brilhante.

Como actores secundários vale a pena destacar o grande Steve Buscemi, Julianne Moore, Phylip Seymour Hoffman e John Turturo, este último que tem um papel de praí um minuto mas que é inesquecível.

Não sei se será o melhor dos Coen, provavelmente não, mas The Big Lebowski é uma obra essencial para qualquer fã da sua filmografia, bem como para qualquer amante de cinema. Um dos marcos do cinema dos anos 90.


"That rug really tied the room together."

"Shut the fuck up, Donny!"

Avaliação - 8.3/10

5 comentários:

  1. Vale por John Goodman, porque de resto não é um estilo cómico que me agrade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. São muitas as coisas a destacar no filme!

    As frases são hilariantes assim como o resto do filme!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  3. Jackie,

    a mim agrada-me imenso, mas sºao opiniões.

    Abraço

    Nekas,

    concordo contigo. grande guião!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. The Dude, grande personagem de sempre!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida é uma personagem memorável.

    ResponderExcluir