quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Top Filmes de 2009!

Finalmente comecei a compilar os meus filmes preferidos de 2009. Iria fazer um simples Top Ten mas penso que alguns filmes merecem também ser mencionados, já que são bastante bons.

Lembro que nesta escolha baseio-me não nos filmes que estrearam nos cinemas em Portugal, mas sim em todo o mundo.

E agora vamos lá aos meus filmes preferidos. Primeiro as Menções Honrosas escolhidas por ordem alfabética.

Menções Honrosas

Adventureland



Um filme absolutamente genúino e divertido sobre a adolescência e como ela é realmente a melhor altura das nossas vidas.


District 9



Um excelente filme de 2009 que se provou ser um bom ano para o sci-fi. O filme fala sobretudo no racismo, de certeza que não foi por acaso que a localização da acção do filme foi a África do Sul. Já se fala numa possível sequela.


An Education



Um bonita história sobre uma adolescente que se apaixona por um homem com o dobro da sua idade. O filme com excelentes acutações das quais destaco Alfred Molina e Carey Mulligan.


The Hangover



Um filme que me agradou bastante quando o vi no cinema, mas que como é normal nao se aguentou tão bem após uma segunda visualização. Sequela já a caminho.


Moon



Mais um filme do género sci-fi que me agradou bastante. Do estreante Duncan Jones e com uma das melhores interpretações do ano de Sam Rockwell que é um dos actores mais subvalorizados de Hollywood.


Agora sim os que foram para mim os 10 melhores filmes do ano de 2009.


10º - The Hurt Locker




O filme que para mim irá ser o vencedor dos Óscares, conta com uma realização fenomenal de Kathryn Bigelow e conta uma história bastante actual sobre a guerra. As performances são bastante boas realçando a do candidato a Óscar Jeremy Renner.


9º - (500) Days of Summer



Uma comédia romântica sobre uma rapariga que não acredita no amor e sobre o rapaz que se apaixona por ela. Com um dos guiões mais originais do ano, é pena que este filme tenha sido esquecido pela a Academia e não tenha sido nomeado para qualquer Óscar.


8º - Fantastic Mr. Fox




Um bom ano também para a animação, que com este Fantastic Mr. Fox encaixa dois filmes do género na minha lista de melhores filmes do ano. Wes Anderson faz para mim o seu melhor filme até agora. Sem dúvida uma comédia animada que sem dúvida vale a pena ver. Crítica AQUI

7º - Brothers



Brothers conta principalmente com a actuação dos seus actores principais para figurar tão alto na lista, de entre elas destaco a performance de Tobey Maguire, não sabia que o ex-Homem-Aranha conseguia fazer aquilo! Fala tal como The Hurt Locker da guerra, mas trata mais a vertente do regresso a casa, e como nunca se regressa como se sai. Crítica AQUI


6º - The Blind Side



Como já referi na crítica que fiz ao filme, este foi pra mim a surpresa do ano. É uma história bastante comovente que penso não deixará ninguém indiferente. Já tive oportunidade de o rever e embora não se tenha a mesma experiência enriquecedora que se teve da primeira vez ainda se consegue aguentar e ser um dos meus filmes favoritos do ano. Crítica AQUI


5º - Up




O filme de animação do ano. Mais uma vez a Pixar conseguiu fazer mais uma obra de arte. Com um dos melhores guiões do ano o filme fala sobre o amor que é sem dúvida intemporal.


4º - Watchmen



Este é um filme ao qual não lhe foi dado o devido valor. Não sei se as pessoas esperavam uma obra-prima, eu esperava um filme de acção que no fundo me entretesse e foi sem dúvida isso que aconteceu durante as 2horas e meia de filme. Com um dos realizadores mais promissores do momento, Zack Snyder, é um filme que sem dúvida recomendo.

3º - Up in the Air



Mais um excelente filme de Jason Reitman que comprova que ele é um dos melhores realizadores que por aí andam, para mim é o seu melhor filme. Mais uma vez este é um filme que retrata algo bastante actual infelizmente, que é o tema do desemprego. Com uma excelnte realização, um bom guião e excelentes performances este é sem dúvida um filme imperdível. Crítica AQUI


2º - Avatar




Sem dúvida uma das grandes experiências visuais que já tive oportunidade de ver num cinema. Já toda a gente sabe que a história não é o seu ponto forte (daí a plágio ainda vai uma grande diferença mas isso é outro assunto) mas a experiência visual é verdadeiramente deslumbrante e arrebatadora. Em 3D o filme é fantástico, ainda não tive a oportunidade de ver em 2D mas irei faze-lo nos próximos dias. Mais um excelente filme de James Cameron que sem dúvida sabe entreter como nenhum outro.


1º - Inglourious Basterds



O filme do ano! Sem dúvida. O filme tem tudo de bom, desde um guião fantástico a uma realização deslumbrante e a prestações memoráveis. Para além disso o filme, numa segunda visualização mantem-se genial. Não me parece ser a "masterpiece" de Tarantino mas que anda lá perto lá isso anda!


E pronto cá está a minha lista, estejam à vontade para me agredir verbalmente em relação ás minhas escolhas! :)

2 comentários:

  1. Bom top!
    Concordo com o teu primeiro lugar e fizeste muito bem em posicionar (500) Days of Summer nesse teu top.
    Claro que não acho que Avatar mereça o 2º lugar, talvez trocaria-o por Moon...

    Watchmen é um dos melhores filmes baseado em comic books e/ou graphic novels.

    Na lista a ver fica The Hurt Locker, Brothers e, especialmente, Up in the Air...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Em termos de filme em si Avatar não é o 2º melhor filme do ano, mas toda a experiência visual foi sem dúvida inacreditável, e como os filmes também são entretenimento resolvi posicioná-lo tão em cima.

    O (500) Days of Summer surpreendeu-me bastante, tem um dos melhores guiões do ano, não o podia deixar de fora.

    Abraço

    ResponderExcluir