domingo, 7 de fevereiro de 2010

The Imaginarium of Doctor Parnassus (2009)


A clássica batalha entre o bem contra o mal ganhou toda uma nova dimensão com este Imaginarium of Doctor Parnassus.

Neste filme que ficará para sempre marcado pela morte precoce de Heath Ledger, um dos mais talentosos da sua geração, isto ainda durante as filmagens, pensou-se que o filme pudesse nunca ser concluído, algo que não seria inédito na filmografia do realizador que teve de cancelar o seu projecto sobre Dom Quixote depois de umas sérias de infortúnios.
Mas com a ajuda de três grandes actores, Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law, Gilliam conseguiu preencher as cenas que faltavam sendo possível o filme ser finalizado, podendo o público ter acesso ao último trabalho de Heth Ledger.

Cristopher Plummer é o imortal Doutor Parnassus que com a sua filha Valentina (Lily Cole), o assistente Anton (Andrew Garfield) e com um pequeno ajudante (Verne Troyer) possui uma companhia de circo, que promete dar a quem os visite uma experiência inesquecível. Mas o que para todos é uma autêntica farsa, ninguém acredita que ao passar num falso espelho se vai ter uma experiência magnífica, mas isso não é bem assim. Ao passar no espelho são dadas às pessoas o seu "mundo perfeito", mas nem tudo é bom já que dentro desse mundo está o Diabo interpretado por Tom Waits e dentro dele Parnassus e o Diabo lutam pelas almas de cada um dos visitantes. Um dia eles encontram Tony que diz não se lembrar quem é e apartir dali passa a ser um dos ajudantes do grupo circense.


Cristopher Plummer como Doctor Parnassus dá uma prestação boa, dentro do seu nível. Lily Cole foi perfeita no seu papel não que o papel lhe tenha dado muito trabalho mas foi sem dúvida uma excelente opção de casting. O malogrado Heath Ledger foi perfeito como sempre, mas claro não será lembrado na história por este filme, a sua interpretação de Joker em The Dark Knight vai lhe reservar sem dúvida um lugar na história do cinema.

O filme que em termos visuais é irrepreensível deixa algo a desejar com o guião, talvez sem a morte de Ledger e com o guião a seguir tudo o que estava planeado desde o início o filme se teria saído melhor.

Em suma, todos os fãs de Terry Gilliam devem ir ver o filme porque de certeza que irão apreciar mais esta obra do ex-Monty Python mas para quem não gostou dos outros trabalhos do realizador passem este filme à frente porque muito certamente não irão gostar deste também.


"Can you put a price on your dreams?"

Avaliação - 6.9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário