terça-feira, 6 de abril de 2010

Papillon (1973)


Este filme é baseado no livro, com o mesmo nome, de Henri Charriere.

A fita inicia-se com Papillon (Steve McQueen) a caminho de um barco que o irá levar para uma prisão na Guiana Francesa. A ele e a vários outros prisioneiros, entre eles Loius Dega (Dustin Hoffman), o mais conhecido falsificador de toda a França.

Dega, como é rico, tem a sua vida em risco. Vários dos prisioneiros quererão tirar o dinheiro que ele leva, literalmente, dentro dele. Papillon promete protegê-lo se ele, com algum do dinheiro que possui, o ajudar a fugir da prisão.

A película, tido como um grande clássico do cinema, acaba por desiludir. Para além de ter uma duração bastante maior do que devia, parece em certos momentos, não dar grande profundidade a certas personagens, que poderiam se tornar bastante interessantes.


A realização, levada ao cabo por Franklin J. Schaffner, embora que por vezes tenha sido um pouco inconsistente, por assim dizer, cumpre a um nível aceitável o seu papel.

O mesmo não se poderá dizer do argumento, que quando chegou aquela completamente inútil parte dos índios fez com que eu começasse cada vez a gostar menos do filme.

Mas o grande ponto alto de toda a fita, são as interpretações de McQueen e Hoffman. Sobretudo a de Steve McQueen, que durante grande parte da trama carrega o filme às costas. É fantástico ver as várias fases de crescimento da personagem serem interepretadas de maneira tão sóldia e, no fundo, de forma tão fenomenal.

Embora, Papillon não seja um mau filme, também não se pode dizer que seja um muito bom, ou que se figure na categoria dos grandes clássicos do cinema. É um filme que vale sem dúvida pela interpretação do duo de protagonistas.


"We're something, aren't we? The only animals that shove things up their ass for survival."

Avaliação - 6.6/10

4 comentários:

  1. Pois, tem fama de clássico e por isso o comprei. Mas não estou com grandes expectativas. Devo vê-lo amanhã. Senão gostar nem escreverei crítica, mas passarei por cá de qualquer das formas e deixarei a minha opinião acerca do filme.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. Roberto, eu comprei-o também à pouco tempo, mas foi por ser só 1.50 euros. :)

    Espero a tua opinião então pelo filme. ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este é um filme que vi há anos, preciso revisá-lo!

    ResponderExcluir
  4. Cristiano, revê e passa por aqui a dizer o que achas-te!

    ResponderExcluir