domingo, 28 de fevereiro de 2010

The Pianist (2002)


The Pianist conta a história de um polaca judeu, que conseguiu sobreviver à guerra, com muita sorte e com a ajuda de várias pessoas.

O filme é baseado na autobiografia de Wladyslaw Szpilman (Adren Brody), que tocava piano numa rádio em Varsóvia, quando os confrontos começaram em maior escala na cidade. Embora a declaração de guerra à Alemanha Nazi, pela Inglaterra e pela França, tenho ocorrido, a guerra durou mais do que a família Szpilman esperava.

Desde muito cedo, os judeus da cidade são transferidos para um gueto, onde vivem completamente isolados, já que os alemães construíram um muro à sua volta. Mas a sua estadia por lá não dura, e assim, todos os judeus, incluindo os Szpilman, têm de abandonar o gueto e ir em direcção aos campos de concentração. E nesse momento, Wladyslaw é salvo por um amigo, e aí começa a sua fantástica história pela sobrevivência.


Adrien Brody como Wladyslaw, dá facilmente a melhor interpretação da sua carreira, o filme é ele. Ele é um exemplo de como se entregar de corpo e alma à personagem e de como isso transparece para o público.

A realização, por parte do polémico Roman Polanski, é toda ela brilhate. Com uma nota especial, para uma das cenas finais do filme, quando Szpilman toca um pouco de piano para um oficial Nazi. Essa cena é fantástica e muito poderosa.

O guarda-roupa vê-se que foi algo bem cuidado no filme, e a banda sonora é também ela genial, quase toda ela ao som de Chopin, também ele um pianista polaco.

Roman Polanski, mais uma vez, consegue um excelente filme, que por pouco não é uma obra-prima.


"Poland is no longer alone."

Avaliação - 8.0/10

3 comentários:

  1. Estou de acordo, não é uma obra prima. Mas é, inevitavelmente, um filme muito bom. 5/5
    Magistral realização, magnífica direcção artística e memorável interpretação de Adrien Brody.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Um excelente filme, sim. Também eu estou de acordo contigo. Aproveitei e comprei-o há dias, com "A Queda", os dois juntos por quatro eurinhos :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Roberto, Concordamos em tudo menos na nota então. :)

    Abraço

    Flávio, Excelente pack esse, ainda tens de me dizer onde o compraste! :P

    Abraço

    ResponderExcluir