terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Match Point (2005)


Começo por dizer que Match Point é o melhor filme de Woody Allen. é sem dúvida alguma o seu filme mais maduro, e é totalmente diferente do que Allen tinha feito até então.
Aqui o Argumentista/Realizador, fala principalmente de como a sorte pode influenciar toda a vida duma pessoa, como é propriamente descrito no monólogo inicial do filme, "I'd rather be lucky than good".

E quem nos diz isso é a persongem principal do filme, Chris (Jonathan Rhys Meyers) que depois de deixar a vida de jogador profissional de ténis, torna-se professor numa escola de ténis. Aí conhece Tom (Matthem Goode), um jovem que provém duma família abastada e que resolve convidar Chris para assistar a uma Ópera com a sua restante família. Durante a Ópera, Chris conhece a irmã de Tom, Chloe (Emily Mortimer) que parece estar bastante interessada no jovem instrutor de ténis.

Chloe é atraente e inteligente, e principalmente vem de uma família rica o que faria dela um "alvo" bastante apetecível para Chris, que assim podia ter a vida feita sem quaisquer problemas. Mas depois Chris conhece a namorada de Tom, Nola (Scarlett Johansson) e ai ele sente uma atracção imensa. E essa atracção o fará por em risco tudo, desde a amizade de Tom passando pela relação com Chloe.


Em Match Point, Woody Allen consegue retirar o máximo dos seus actores. Com o argumento as personagens são bem exploradas mas também não dá um trabalho demasiado difícil aos actores. Mas isso é algo já habitual nos filmes de Allen.
O argumento é o melhor do filme, mistura uma história original, com a tal boa exploração das personagens como já referi, provando que Woody Allen como argumentista ainda está vivo, e bem vivo!
Em termos de realização pareceu-me ser o trabalho mais difícil de Allen desde há muito tempo, com planos simples mas bastante complexos, onde só alguém com a experiência do realizador poderia fazer de forma tão eficaz.

Este é sem dúvida uma película diferente do que Woody Allen costuma fazer, e talvez por essa diferença dos restantes trabalhos do realizador, possa ser um filme que não só os seus fãs possam apreciar, mas também quem não é um particular admirador da sua obra poderá gostar deste Match Point.


"You have to learn to push the guilt under the rug and move on, otherwise it overwhelms you."

Avaliação - 8.2/10

5 comentários:

  1. Concordo contigo, MATCH POINT é o melhor filme dele, apesar de outros estarem muito à altura. Adoro o Annie Hall e o Love and Death, por exemplo. Seria, contudo, mais generoso na classificação final ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é o melhor filme dele (ainda me falta ver vários da sua filmografia) mas é, sem dúvida, dos melhores! Grande filme! 4*

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  3. Flávio,

    Concordo que outros filmes estejam ao nível deste Match Point. A nota parece-me merecida. Embora seja um grande filme não é perfeito.

    Abraço

    Roberto,

    Sim não posso dizer que seja o melhor filme dele já que também me faltam ver muitos, também ele faz filmes todos os anos há imenso tempo, era difícil acompanhá-los todos. Mas para mim é o melhor que já vi dele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Quanto a mim é mesmo um dos melhores filmes de Woody Allen mas não o melhor. A nível exclusivamente dramático é mesmo o mais notável embora também aprecie largamente o subvalorizado Cassandra's Dream.

    Aqui aprecio sobretudo a forma como o destino faz parte de uma trama tão brilhantemente desenvolvida. E aquele final é soberbo.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Fifeco,

    eu como ainda não vi todos os filmes dele, não posso afirmar com total certeza que seja o melhor dele. Mas foi sem dúvida, dos que vi o que mais me deu prazer assistir.

    Concordamos no final é mesmo genial!

    Abraço

    ResponderExcluir