sábado, 3 de abril de 2010

Nine (2009)


Nine é baseado no musical da Broadway com o mesmo nome, que por sua vez foi baseado no filme de Federico Fellini 8 1/2.

O filme conta a história de Guido Contini (Daniel Day-Lewis), um realizador italiano que não tem tido sorte nos seus últimos filmes, e que está prestes a estrear uma grande produção de nome Itália. O problema é que Guido está a atravessar uma crise de inspiração e ainda não começou sequer a escrever o guião.

Para além disso, Guido tem ainda que enfrentar problemas com as várias mulheres presentes na sua vida, a sua mulher Luisa (Marion Cotillard), a sua amante Carla (Penelope Cruz), a sua musa Claudia (Nicole Kidman). Com tudo isso, tenta revisitar o seu passado para buscar inspiração, o que se revela ser bastante complicado.

Nesta fita, entram e saiem imensas mulheres de enorme beleza e enorme talento. A que mais gostei de ver foi Marion Cotillard, uma das minhas actrizes de eleição do momento. Ela protagoniza a melhor cena do filme, quando vai ter com Guido a uma sessão de testes de escolha de actrizes para o filme, aí ela esteve fantástica.

Mas não acabam aqui as boas actuações do filme, Penelope Cruz esteve também bastante bem, valendo-lhe a sua prestação inclusivé uma nomeação para Melhor Actriz Secundária na mais recente cerimónia dos Óscares. Ela dá uma certa vivacidade ao filme que até então estava um pouco monótono e cansativo.


Depois destas excelentes prestações femininas, quase todas as outras são facilmente esquecidas já que nada acrescentaram ao filme, falo principalmente das personagens de Nicole Kidman e de Kate Hudson. Especialmente o caso da personagem de Hudson que não era minimamente importante para o filme. À de Kidman apenas faltou alguma maior profundidade à sua personagem, personagem essa que poderia ter muito para dar.

Daniel Day-Lewis é o actor principal do filme, e ele consegue extrair da sua personagem uma boa prestação, embora não deslumbre em qualquer momento.

O maior problema que eu tenho com o filme, é o facto de sendo ele um musical, eu não consegui apreciar quase nenhuma das músicas que foram apresentadas. E juntando-se isso a várias prestações que não atingiram todo o seu potencial, torna o filme uma desilusão, e embora o ache uma desilusão, não concordo de todo com o facto do filme ter sido completamente trocidado pela crítica. Ele não é assim tão mau!

E não o é, principalmente por causa das prestações de Penelope Cruz e Marion Cotillard e o final que é bastante bom.


"Thank you for reminding me I'm not special. You don't even see what you do to me. Even the moments I think are ours, it's just... you working to get what you want."

Avaliação - 6.3/10

4 comentários:

  1. Não gosto muito de musicais, por isso não sei o que esperar deste!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Nekas, eu também não sou grande fã, mas é mais dos musicais deste senhor. "Nine" sempre é bastante melhor que "Chicago".

    ResponderExcluir
  3. Esse não me apetece, uma pena! Tinha tudo pra brilhar...

    ResponderExcluir
  4. Cristiano, concordo. Tinha tudo pra brilhar mesmo.

    ResponderExcluir