domingo, 14 de março de 2010

Charlie and the Chocolate Factory (2005)


A fábrica de chocolates de Willy Wonka (Johnny Depp), que tinha estado fechado para o público por 15 anos, vai ser reaberta, mas para apenas 5 sortudos que encontrem no interior das barras de chocolates um dos 5 Golden Tickets.

Um desses sortudos é Charlie Bucket (Freddie Highmore), que convida o seu avô Joe (David Kelly), um antigo trabalhador da fábrica de Wonka, para o acompanhar na sua visita à fábrica.

Embora não seja um realizador de obras-primas, Tim Burton consegue fazer filmes com um grau de qualidade elevadíssimo. E embora este continue a ser um bom filme de Burton, é capaz de ser o pior do realizador, ou o menos bom para ser mais exacto. (Sem contar contigo Planeta dos Macacos!)

A fantasia continua lá toda, embora me pareça por vezes um pouco exagerada, e daí seja por isso, o filme mais infantil de Tim Burton e também por isso um dos que menos apreciei.


Nas interpretações o destaque vai claro está, para um dos grandes actores em actividade, Johnny Depp. Ele prova mais uma vez que consegue fazer de tudo, só é pena que não lhe tenha sido dado muito para fazer, claramente vê-se que o filme ganhava se Wonka tivesse tido mais tempo de antena.

Freddie Highmore, cumpre no seu papel, juntamente com um elenco que conta com os nomes de Helena Bonham Carter e a pequena prestação de Cristopher Lee.

Charlie and the Chocolate Factory é um filme para toda a família desde a mais pequena criança, até ao mais velho adulto e que promete entreter todos que o vejam.


"In the end, Charlie Bucket won a chocolate factory. But Willy Wonka had something even better, a family. And one thing was absolutely certain - life had never been sweeter."

Avaliação - 6.8/10

10 comentários:

  1. "Embora não seja um realizador de obras-primas, Tim Burton consegue fazer filmes com um grau de qualidade elevadíssimo"

    Creio que esta tua quote resume bem o que penso de Tim Burton. Mas não concordo que este CHARLIE seja dos seus piores filmes. Gostei imenso e revelou-se-me uma grande surpresa.

    PLANETA DOS MACACOS fica claramente uns furos abaixo, mas quanto a mim tem variadíssimas qualidades.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    dos filmes que vi de Tim Burton, é um dos piores, mas continua a ser um filme agradavel de se ver.

    Em relação ao Planeta dos Macacos, não consigo mesmo gostar do filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Por acaso, é o meu preferido do Burton. Porquê? Porque é dos que menos Burton tem! ;)

    E o mesmo princípio se aplica a Planeta dos Macacos :P

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Jackie,

    pois para quem não gosta dos trabalhos do realizador serão os dois filmes que mais agradarão. Talvez também por serem ambos remakes e não tenham totalmente o seu cunho pessoal não são da minha preferencia, embora este Charlie continue a ser um bom filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu acho Charlie um óptimo e agradável filme, longe de ser dos meus preferidos de Burton, revela-se, no entanto, acima da tua pontuação!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  6. Nekas, concordamos pelo menos que é um agradável filme! ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Não é um realizador de obras-primas? Que dizes de "Edward Scissorhands"?

    Quanto a "Charlie and the Chocolate Factory", é para mim um óptimo filme, visualmente apelativo, com Johnny Depp em grande forma e Freddy Highmore como uma agradável revelação, e o toque burtoniano sempre presente!

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  8. Catarina, considero Edward Scissorhand a melhor obra do realizador mas não a considero uma obra-prima, mas está muito perto.

    Eu também o acho um filme agradável, quando digo que é um dos piores filmes de Burton, não quer dizer que este seja mau, mas sim que os outros são muito bons!

    Cumps

    ResponderExcluir
  9. Edward Scissorhands, pra mim, é uma pequena obra-prima!

    Ah, eu gosto do universo de Tim Burton - adoro, inclusive, vários dele...Sweeney Todd mesmo é um que aprecio, dentre outros...

    Mas, eu prefiro o clássico A Fantástica Fábrica de chocolates, cresci admirando aquele universo musical todo e com o Gene Wilder que é imbatível como Wonka!

    Achei os Oompas Loompas estranhos nessa releitura do Burton, prefiro os anões do filme original e por aí vai...

    mas, eu consigo gostar deste "remake".

    ResponderExcluir
  10. Cristiano,

    Eu também gosto bastante do Scissorhands, mas acho que não chega ao patamar de obra-prima.

    Pois eu nunca vi o original, a ver se um dia lhe dou uma vista de olhos.

    Mesmo não tendo visto o primeiro, também não gostei destes Oompas Loompas.

    ResponderExcluir