segunda-feira, 8 de março de 2010

Análise aos Óscares de 2010

Depois de mais uma cerimónia, houve algumas surpresas, mas a maior parte eram já esperados.

No Óscar de Melhor Filme, o prémio era já esperado que fosse para The Hurt Locker de Kathryn Bigelow, e aí não houve qualquer surpresa. O poder de Avatar não chegou para convencer a maior parte dos votantes. O meu preferido Inglourious Basterds não conseguiu chegar lá.

Para MelhorRealizador, também sem surpresas, o prémio foi para Kathryn Bigelow e diga-se foi perfeitamente merecido.

Para Melhor Actor, mais uma vez não houve surpresas e Jeff Bridges foi o vencedor. Ainda não vi o filme mas irei fazê-lo num futuro próximo.

Sandra Bullock, venceu o prémio para Melhor Actriz, sem surpresas também. Embora das prestações que vi a minha preferência recaia para Carey Mulligan que é uma actriz a ter em conta no futuro.

No prémio de Melhor Actor Secundário o prémio foi para Cristoph Waltz, sem qualquer surpresa. E bastante justo, claro.

Como Melhor Actriz Secundária, também não houve surpresas, o prémio foi para Mo'Nique, pela sua prestação em Precious.

No que diz respeito aos argumentos, o Óscar de Melhor Argumento Original foi para o já esperado Mark Boal por The Hurt Locker. Este embora fosse muito esperado, é a injustiça da noite. O argumento de Mark Boal é bom mas não supera o de Quentin Tarantino por Inglourious Basterds nem o supera o argumento de Up por exemplo.

Para Melhor Argumento Adaptado o vencedor foi Geoffrey Fletcher por Precious, e esta foi a surpresa da noite. Toda a gente esperava que o prémio fosse para os argumentistas de Up in the Air, mas por alguma razão os membros da Academia não quiseram homenagear este filme, que acabou por sair sem qualquer Óscar.

Outra das surpresas foi para o Óscar de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, que se esperava que fosse para Das Weisse Band ou para Un Prophete, mas acabou por ir para El Secreto des Sus Ojos. Esta é uma das categorias mais dificil de prever, relembrando que no passado filmes aclamados e favoritos acabaram por não vencer o Óscar. Filmes como Cidade de Deus, El Laberinto del Fauno, etc.

Para Melhor Filme de Animaçãoganhou o já esperado Up, e foi sem dúvida um prémio muito merecido, embora Fantastic Mr. Fox fosse também um candidato à altura.

O Óscar de Melhor Banda Sonorafoi também para Up, também este prémio bastante merecido. A banda sonora de Michael Giacchino é belíssima.

Nas categorias mais técnicas, The Hurt Locker foi justo vencedor na categoria de Montagem, mas os prémios de Melhor Edição de Som e Mistura de Som parecem-me injustos já que deviam ter ido para Avatar. Os prémios de Melhor Fotografia, Efeitos Especiais e Direcção Artística foram justamente para Avatar, e estes foram os únicos prémios de filme mais rentável de sempre.

Em relação à cerimónia em si, foi divertida mas não se compara à edição do ano passado conduzida por Hugh Jackman. No fundo, daqui a uns tempos ninguém se irá lembrar desta cerimónia, ao contrário da edição de 2009.

4 comentários:

  1. Já ouvi falar mal da Cerimónia mas ainda não vi...

    Quanto aos vencedores - previsível e maus vencedores.
    Os Sacanas, onde andam eles? Que raio até no argumento perderam?

    O Laço Branco também foi uma surpresa ao perder no melhor filme estrangeiro pois não perdeu para a maior concorrência!

    Avatar ficou pelos 3 Óscares e The Hurt Locker dominou, injustamente, a cerimónia!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Nekas, exactamente concordo contigo, apenas nao posso falar do laço branco que ainda não o vi, mas essa cateogria especifica nos Óscares é muito imprevisivel.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Cerimônia bastante chatinha e morna, sem sal.

    Visto que os filmes deste ano nem todos foram empolgantes, fato.
    Sandra Bullock melhor atriz? Era a mais fraquinha das indicadas, sinceramente. Até Carey Mulligan por Educação estava melhor que ela! Lamentável, como sempre as premiações são estranhas – lembra de Reese Whiterspoon ter tirado o Oscar de Felicity Huffman por Transamerica? Julia Roberts ter tirado o Oscar das mãos de Ellen Burtyn por Requiem para um sonho? como sempre, filmes comerciais imperam mais – vide as atuações. Fato!

    Guerra ao terror é bom, sim…mas, Bartados Iglorios que deveria imperar nas premiações…só levou o oscar de coadjuvante? Sem comentários.

    Jeff Bridges merecia há anos, esse sim valeu a pena! foi bonito de ver. Gostei das premiações técnicas de Avatar, mas merecia melhor som e mixagem também! Boa a premiação de filme estrangeiro, apesar do páreo duro este ano nessa categoria. Essa sim teve filmes densos e interessantes!

    Taylor Lautner e Kristen Stewart estavam agradáveis na apresentação dos filmes de terror – o que Lua nova também fazia nas cenas juntos com os filmes de terror? Achei estranho também, visto que o filme não é macabro, mas acho que o critério de seleção dos filmes era mais por ter elementos do horror(vampiros, lobisomens, etc). Vai entender mesmo, rs.

    Bela homenagem a John Hughes, momento ápice da Cerimônia e tenho dito!

    Eu acho que a trilha sonora deveria ter sido por James Horner, Avatar ou mesmo o de Hans Zimmer que fez um belo trabalho no Sherlock Holmes – mas, você vai me condenar, mas eu preferia mesmo é que a trilha de Alexandre Desplat por Lua Nova tivesse sido vencedora, já escutou? recomendo! Sério, o score é lindo e intenso.

    Bom, que venha o próximo Oscar!
    aparece em meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Cristiano,

    Sim este ano não foi um nao tão bomo como o do ano passado por exemplo.
    Das nomeadas so vi três e a que mais gostei foi a Carey Mulligan por sinal, mas parece-me que a melhor das 5 deverá ser a Gabourey Sidibe.

    Concordo contigo, Hurt Locker é um bom filme, mas não merecia tantos prémios, acho que os unicos que mereceu foi o de Realizador e Montagem.

    Concordo contigo também, que Avatar merecia os galardões de Melhor Edição e Mistura de Som. Em relação ao melhor filme em lingua não inglesa nao posso dizer muito que apenas vi um dos nomeados.

    Pois eu quando vi os apresentadores vi logo que eles iam arranjar maneira de meter ali o Twilight no meio, é para agradar a um publico mais jovem.

    Penso que a Banda-Sonora foi bem entregue ao Up que é genial. Nunca vi o filme nem ouvi a banda-sonora mas a ver se o faço já que a achas tão boa!

    Agora só pro ano eheh :)

    Abraço

    ResponderExcluir