segunda-feira, 1 de março de 2010

My Left Foot (1989)


O filme conta a história de Christy Brown (Daniel Day-Lewis), que nasceu com uma paralisia cerebral e devido a isso, apenas consegue mexer uma parte do seu corpo, o seu pé esquerdo. Com todos estes problemas, todos pensavam que Christy seria para sempre diferente de todos os restantes. Até que um dia ele pega um pedaço de giz com o seu pé esquerdo e começa a escrever, todos ficaram estupefactos com Christy, menos a sua mãe que sempre acreditou nele.

Christy depois cresceu e tornou-se um pintor e escritor, e fez tudo com o seu pé esquerdo.

Esta é uma das mais inspiradoras histórias traduzidas para o cinema, e contou com uma das melhores interpretações que tive oportunidade de ver. Daniel Day-Lewis esteve absolutamente fantástico no seu papel,e é ele que carrega o filme às costas. Ele e o actor que faz de Christy Brown quando era criança, Hugh O'Conor, que conseguiu também ele dar uma excelente prestação como Christy Brown.


Mas para além destes prestações, e embora o filme seja uma história que procura, sem dúvida, inspirar as pessoas, já que se Christy Brown conseguiu atingir tudo o que atingiu apenas com o seu pé esquerdo, então todos nós podemo-lo fazer também, em termos de realização e de argumento o filme fica bastante aquém do que poderia ser.

Mas para ver uma das melhores interpretações de que há memória, recomendo sem dúvido o filme.

Resta dizer, que a película é baseada no livro da autoria do próprio Christy Brown, onde contou as memórias da sua vida.


"All is nothing, therefore nothing must end."

Avaliação - 7.2/10

2 comentários:

  1. Por acaso e infelizmente ainda não vi o filme todo. O pouco que vi foi há uns meses quando passou na televisão e a prestação de Day-Lewis é um autêntico assombro. O filme será com certeza tocante, Jim Sheridan chega-nos ao íntimo com uma simplicidade incrível. Veja-se o caso de IN AMÉRICA.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Roberto, é exactamente isso a prestação de Day-Lewis é do melhor que já vi. Ele foi genial aqui. In America é um filme que quero ver há já algum tempo, a ver se mato essa curiosidade nos tempos próximos.

    Abraço

    ResponderExcluir