quinta-feira, 25 de março de 2010

Contact (1997)


O filme conta a história de uma jovem cientista chamada Ellie Arroway (Jodie Foster) que passou toda a vida a acreditar que há vida fora deste planeta, senão seria "um enorme desperdício de espaço". Depois de vários anos, ao abrigo de um programa do governo, a tentar descobrir alguma forma de vida, e depois de lhes serem retirado os fundos pelo governo, ela por autêntica sorte encontra uma mensagem mandada por dum planeta longínquo.

Depois de várias análises à mensagem, eles descobrem que aquilo é um género de livro de instruções para um projecto do qual os cientistas pensam que seja uma máquina que fará com que uma, e apenas uma, pessoa possa ir ter com os seres extra terrestres ao seu planeta.

Depois de isto tudo ser descoberto pelo público começa o caos, havendo imensa discussão entre pessoas racionais que acreditam na ciência como resposta a todas as questões, e do outro lado os crentes em Deus e nas religiões que não vêem com bons olhos estas mensagens vindas de outro mundo.


As actuações de todo o elenco, são bastante boas, indo o foco para Jodie Foster que está, mais uma vez, a um grande nível. Até Matthew McConaughey, um actor que eu não gosto particularmente, consegue estar bem no seu papel de crente em Deus.

O argumento, embora não estrague o filme, por assim dizer, faz com que o filme por diversas vezes tenha ritmos diferentes o que é um pouco chato. E também achei que o final podia ter sido bem melhor, já que me pareceu ter sido feito bastante à pressa.

O realizador Robert Zemeckis, depois de vários sucessos com a trilogia Back to the Future e o grande Forrest Gump, volta ao cinema com este filme de ficção científica e conjugando imensos factores que têm a ver com a realização cumpre a sua tarefa bastante bem. Numa certa parte do filme ele começa a usar uma tecnologia da qual agora não consegue viver sem. E engraçado ver esse início na sua carreira.

Contact e embora não seja um grande filme também não é um mau filme. É um filme que entretém e que se não fosse um final bastante rápido e sem grande profunidade poderiamos tar aqui a falar de um grande filme de ficção científica.


"Mathematics is the only true universal language."

Avaliação - 6.8/10

2 comentários:

  1. Eu gosto muito deste filme, tem uma força interpretativa de Jodie e o McConaughey convence! Eu gosto do enredo dele, daria uma nota maior!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, não sei o que foi mas deve ter sido o final que me impediu de dar uma nota maior.

    Abraço

    ResponderExcluir