sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A History of Violence (2005)


Nesta fita Viggo Mortensen é Tom Stall, um homem que vive numa típica pequena cidade da América. Ele é casado com Edie (Maria Bello), e tem dois filhos. Tom é dono de um pequeno restaurante, e possui uma vida perfeita, todos os habitantes da cidade gostam dele e ele parece ser o cidadão perfeito.

Até que tudo muda, quando dois forasteiros tentam roubar o restaurante indo inclusivé matar uma empregada. Aí Tom parece tornar-se outra pessoa, desfazendo-se dos homens com uma facilidade tremenda. E a partir daí é apelidado de herói da cidade, aparecendo em várias estações televisivas.


Devido a esse facto aparece na cidade Carl Fogaty (Ed Harris), que afirma a pés juntos que Tom não é quem diz ser. E desde esse momento a vida de Tom muda de pernas para o ar, com a constante presença de Carl que se mostra ser alguém bastante perigoso.

Este é sem dúvida o trabalho mais acessível de David Cronenberg e penso que ele tem muito a ganhar com esta maior "simplicidade". O único problema que encontra no filme é o argumento não ter sido explorado da melhor maneira, fazendo com que pareça que com mais uns bons 20 minutos, que pudessem servir para aprofundar algumas personagens secundárias, o filme se tornaria melhor.


Viggo Mortensen como é seu costume, foi genial do princípio ao fim, dando toda a emotividade à sua personagem, quer seja quando é o Tom normal, ou quando parece outro. Maria Bello também brilha, no melhor papel da sua carreira, fazendo com que quem veja o filme realmente se importe com a sua personagem e com todo o drama que a sua família vai vivendo.

A película tem uma acção relativamente simples, tornando como já disse o filme mais acessível de Cronenberg, um realizador que com este filme poderia ter conseguido a sua "masterpiece". Mas não deixa de ser um excelente filme, que tem uma cena final absolutamente genial.


"Still crazy fucking Joey."

Avaliação - 8.0/10

2 comentários:

  1. Se levado à tela por um qualquer realizador, Uma História de Violência seria somente mais um filme onde uma família assolada pela violência tenta resistir à morte. Todavia, um autor como David Cronenberg - um dos mais interessantes e estimulantes realizadores da actualidade - faz toda a diferença.

    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Sim, também fiquei com a impressão que a maior parte dos realizadores não conseguiam fazer este filme de forma tão brilhante.

    Abraço

    ResponderExcluir