quinta-feira, 4 de março de 2010

Avatar (2009)


O filme mais esperado de 2009 era Avatar. Já se falava imenso nele desde o começo do ano, logo a expectativa era grande. À medida que o tempo ia passando, James Cameron ia mostrando o filme a alguns sortudos e todos os que puderam ver o filme (ou parte dele), só falavam de como o filme era genial e que nunca se tinha visto nada assim.

E realmente o filme é assim, nunca se tinha visto nada assim. É sem qualquer dúvidas o filme visualmente mais apelativo alguma vez feito e só por isso já é um filme que vale a pena ver. E embora o argumento não seja nada de grandioso, penso que o filme continua a ser grandioso, já que é um melhor Blockbuster desde há uns tempos (talvez desde sempre).

Avatar manda-nos numa viagem ao futuro para o ano de 2154 e tem lugar em Pandora que fica à anos-luz da nossa Terra. A razão para os humanos estarem a ir para lá é Unobtainium, um mineral que irá resolver os problemas de energia da Terra.


Mas os nativos, os Na'vi, não querem que os humanos continuem com as suas escavações, nem com a destruição da Natureza, porque eles acreditam que estão todos interligados, e todos as árvores são preciosas e têm uma alma que não pode ser morta.

Os humanos não tendo como respirar em Pandora, criam o programa Pandora, que liga a mente de um humano com um corpo biologicamente concebido de um Na'vi, fazendo assim com que os humanos possam andar livremente por Pandora.

Um desses humanos é Jake Sully (Sam Worthington), que consegue ganhar a confiança de Neytiri (Zoe Saldana), uma Na'vi do sexo feminino. Sully, agora que ganhou a confiança de Neytiri e indo aos poucos ganhar a confiança de todo o clã, transmite irformações vitais aos seus superiores, para que eles saibam a melhor maneira de tirar o Unobtainium onde ele abunda. Como seria de esperar Sully acaba por se apaixonar por Neytiri e a sua paixão será posta a prova, no que o momento mais cliché de todo o filme, e o motivo para qual o argumento não seja extraordinário, mas parece-me ser algo bastante normal no desenvolver da história.


As prestações tendo em conta o filme são bastante agradáveis, tendo claramente em foco Zoe Saldana, que é a que consegue transparecer melhor a profundidade da personagem, contando que não é ela que conseguimos ver no ecrã mas o seu corpo como Na'vi. O próprio Sam Worthington não desilude e parece uma boa escolha para papel de protagonista. O filme conta ainda com boas prestações secundárias, com particular destaque para Sigourney Weaver como Grace, uma cientista que comanda o programa Avatar e o sempre agradável Giovanni Ribisi, como Selfridge, a pessoa que está no comando da missão de extracção do mineral de Pandora, e que o poderá fazer a qualquer custo.

Como já pude dizer, o argumento de Avatar não é definitivamente o melhor de toda a película, onde contém bastante clichés, mas penso se as pessoas virem o filme como ele é, um blockbuster que entretém bastante, a sua vizualização não sairá prejudicada pelo argumento.

A realização de James Cameron é também ela bastante boa, não a melhor do ano mas andará lá perto. Ele é ainda alguém que consegue atrair o grande público a ir ver as suas obras, e como li algures num site na Internet, acredito que Cameron pode fazer um filme sobre o jogo Jenga e o filme ser um êxito de bilheteira e ainda ser de algum modo uma experiência bastante agradável.


Como já tive a oportunidade de ver o filme tanto em 3D, como nas habituais 2 dimensões, é seguro dizer que o filme ve-se bem melhor em 3D, também pelo facto de a terceira dimensão ajudar realmente à acção do filme e não ser apenas uma ferramenta para atirar coisas à cara do espectador. Mas mesmo assim em 2D a experiência é bastante boa.

É seguro dizer que Avatar ficará na história do cinema, já que é o filme mais rentável de sempre, rendendo até agora uma extraordinária soma de 2.5 mil milhões de dólares em todo o mundo e embora tenha os seus defeitos, continua a ser uma experiência visual, que não sei quando poderá ser repetida.

A fita conseguiu figurar numa excelente posição no meu top de melhores filmes de 2009 e ainda aparece no meu top de melhores filmes de toda a década passada.


"They're pissing on us and not even giving us the courtesy of calling it rain."

Avaliação - 2D: 8.2/10 3D: 8.7/10

3 comentários:

  1. Foi um projecto interessante e sem precedentes em aspectos técnicos mas em argumento era um cliché, já falam na sequela por isso espero algo melhor.

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não posso concordar. Para mim, Avatar é u falhanço total (talvez não a nível visual-ainda não vi a 3D), um caso escandaloso de sobrevalorização.
    O argumento é uma sobreposição de plágios...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nekas,

    Concordamos em certos pontos então! ;)

    Abraço

    Jackie Brown,

    Pois se calhar se tivesses visto primeiro em 3D terias outra opinião. Não o acho um filme brilhante, nem que seja um justo vencedor de Óscar para Melhor Filme, mas sem dúvida que foram das duas horas e meias mais interessantes que tive num cinema. E para além disso, numa segunda visualização aguenta-semuito bem, o que não acontece com todos.

    Abraço

    ResponderExcluir