quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

The Road (2009)


The Road é um filme baseado na obra com o mesmo nome de Cormac McCarthy, autor de No County for Old Men. O filme conta-nos a história de um pai e de um filho que tentam não viver mas sobreviver a um mundo pós-apocaliptico, onde todo o cuidado é pouco e o perigo espreita ao virar da esquina, com canibais sádicos sempre há procura de novas vítimas. A história não é difícil de compreender, depois de um não explicado acontecimento ter ocorrido instala-se o caos no mundo, as casas estão abandonadas ou destruídas, não existem animais ou plantas, o sol já não brilha.

Esta obra faz-me lembrar o livro de José Saramago, "Ensaio Sobre a Cegueira" e como é óbvio o filme baseado no livro Blindness de Fernando Meirelles, já que mostra o retrocesso da raça humana em relação a um determinado acontecimento, neste caso o Apocalipse. Enquanto de um lado existem pessoas que mostram o seu pior lado, prendando outros seres humanos para no futuro servirem de alimento, do outro está um pai que tenta manter-se o mais humano possível, ensinando ao filho tudo o que ele precisa saber para sobreviver.

Viggo Mortensen como o Homen faz mais um excelente papel, entregando-se a 100% á personagem como já lhe é habitual. Kodi Smit-McPhee cumpre como o Rapaz num papel não muito fácil de interpretar. De registar também as presenças de caras conhecidas em pequenos papéis como Charlize Teron, Guy Pearce e o quase irreconhecível Robert Duvall, este num papel fortíssimo.

Em termos visuais o filme está perfeito, de que outra forma poderia ser o mundo pós-apocalóptico sem ser cinzento, frio, queimado, totalmente inóspito.

Neste filme, John Hillcoat fez um excelente trabalho ao transpor esta obra para o grande ecrã. Não me parece que o filme fosse ficar melhor, o problema é que devido á grande carga emocional existente no filme, este pode não ser para todos, da mesma maneira que Blindness não o foi.



I will kill anyone who touches you. Because that's my job.


Avaliação - 7.3/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário