segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atonement (2007)


Este filme baseia-se no best-seller homónimo de Ian McEwan que decorre em meados dos anos 30. Conta a história de Briony Tallis (Saoirse Ronan) que é uma menina de 13 anos com uma grande imaginação. Já escreve peças e tudo. Ela tem uma irmã, Cecilia (Keyra Knightley) que cedo descobre que o sentimento que nutre por Robbie Turner (James McAvoy), o filho de uma das empregadas dos Tallis, é mais do que ela imaginava. Ela ama-o e o sentimento é recíproco.

Quando vê que os dois gostam um do outro, e ficando com imensos cíumes, por também ela ter uma pequena paixoneta por Robbie, ela voluntariamente culpa Robbie de um crime que ele não cometeu, mudando a vida de Robbie e de Cecilia, e involuntariamente a sua também, para sempre.

O realizador Joe Wright, deixou-me completamente arrebatado. A cena da chegada de Robbie e os seus dois companheiros à praia é absolutamente fantástica, de uma perfeição que só um excelente realizador conseguiria executar.


A banda-sonora é toda ela genial. Ela funde-se com o filme de uma maneira indescrítivel. Embora todo o filme tenha sido injustamente não premiado pela Academia de Hollywood, a banda-sonora ganhou justamente o Óscar.

O elenco també esteve bastante bem, indo a maior surpresa para a pequena Saoirse Ronan que garantiu a também merecida nomeação para os Óscares. Mas mesmo a sempre bela Keyra Knightley e James McAvoy dão interpretações de encher o olho.

Este Atonement é muito provavelmente o melhor filme de 2007, e é seguramente um marco do cinema desta década que há pouco findou.


"I love you. I'll wait for you. Come back. Come back to me."

Avaliação - 8.9/10

4 comentários:

  1. Não o acho o melhor filme de 2007 mas, de facto, é um bom filme!

    Tens razão facto ao já evidenciado momento de chegada a Dunquerque que está espectacularmente concebido!
    Realmente, a banda-sonora funde-se com o filme de forma indescritível e aqui assistimos a uma raro e perfeito equilibrio entre o som e imagem!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nekas, possivelmente levei-me pela emoção ao escrever a crítica e até já pesquisei um pouco e já vi que este não é o meu filme favorito de 2007. Esse será sim o Into the Wild e penso que deverás partilhar a mesma opinião. :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alex, eu bem achei que te tinhas enganado :)
    Para mim Into the Wild, I'm not there e Atonemente são dos meus filmes preferidos de 2007. Contudo, se me tivesses feito esta pergunta há um mês responderia, provavelmente, Into the Wild contudo, o meu preferido de 2007 é Control que te aconselho a ver!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pois agora já estou a ser mais correcto. O I'm not There e o Control não tive a oportunidade de ver mas se recomendas irei dar uma vista de olhos.

    Abraço

    ResponderExcluir