terça-feira, 9 de março de 2010

Fargo (1996)


O filme, que se diz baseado em factos verídicos, passa-se em 1987 no Minnesota e conta a história de um vendedor de carros chamado Jerry Lundegaar (William H. Macy) que precisa de dinheiro o mais rápido possível, para poder investir num novo negócio, para assim evitar a falência.

Dado que a única pessoa rica que ele conhece, que lhe podia arranjar o dinheiro é o seu sogro (Harve Presnell), e este não lho dá, ele arranja um esquema para raptar a sua esposa (Kristen Rudrud), contratando dois larápios, Showalter e Grimsrud (Steve Buscemi e Peter Stormare). Mais tarde iria dar uma certa quantia do resgate que o sogro pagaria aos raptores e ficar com o resto para o tal negócio. Tudo parecia simples até que tudo dá errado, o que leva a que os cadáveres se comecem a acumular o que faz com a chefe de polícia Marge Gunderson (Frances McDormand) se ponha em perseguição dos criminosos.

Os irmãos Coen trazem-nos mais um excelente filme, que embora não seja o melhor filme deles é uma excelente fita e um dos mais aclamados dos Coen.


O seu argumento é hilariante e cheio de twists que realmente ajudam no desenvolvimento da história. Foi totalmente merecido o Óscar que recebeu para Melhor Argumento Original. O filme acabou por receber ainda mais 6 nomeações para os Óscares de 1997, acabando por vencer apenas ainda mais uma categoria, a de Melhor Actriz Secundária, para Frances McDormand pelo seu excelente desempenho como Marge Gunderson.

Mas não é só Frances McDormand que brilha, mas sim todo um elenco composto por actores bastante subvalorizados por Hollywood. William H. Macy esteve perfeito no papel de um homem desesperado que está disposto a arriscar tudo num plano que tem tudo para dar errado. E mais uma vez, Steve Buscemi é genial, como um dos desajeitados raptores.

Como sempre os Coen fizeram um excelente trabalho na realização, onde fizeram um excelente uso das paisagens que percorrem sempre de forma única o filme.

Mais uma vez os Coen provam serem bastante dinâmicos e no fundo geniais.


"Oh, fuck it, I don't have to talk, either, man! See how you like it. Just total fuckin' silence. Two can play at that game, smart guy. We'll just see how you like it. Total silence."

Avaliação - 8.0/10

2 comentários:

  1. Sou sincero: não gostei. Achei um filme que se leva pouco sério e, realmente, pouco sério.
    Tenta sê-lo e depois mete lá uns tiques cómicos à pressão que se enquadram muito mal.

    E McDormand não merecia o óscar, de todo.

    Gostei, isso sim, da tua análise.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Jackie, pois discordamos, achei-o um filme bastante bom dos irmãos Coen.

    Quanto ao Óscar para McDormand, não posso adiantar muito já que não vi qualquer das outras nomeadas, só Kristin Scott Thomas em English Patient, mas isso foi há muito tempo.

    Abraço

    ResponderExcluir