segunda-feira, 29 de março de 2010

21 Grams (2003)


Neste filme, a vida de três desconhecidos que vão acabar por se colidir devido a um trágico evento que promete abalar as suas vidas para todo o sempre.

O realizador Alejandro González Iñárritu conta a história não numa maneira sequencial, mas quase como se fossem pequenas histórias individuais que se vão eventualmente por cruzar.

As personagens principais são Paul Rivers (Sean Penn), um homem que precisa urgentemente de um novo coração senão corre o risco de não viver por muito mais tempo, Cristina Peck (Naomi Watts), uma ex toxicodependência que é agora uma mulher casada e mãe de duas filhas, e Jack Jordan (Benicio Del Toro), que é um ex presidiário que agora é um grande devoto em Deus e deixa que Ele decida tudo por Jordan.

Mas rapidamente, tudo irá mudar para os três.

A fita conta com um excelente elenco, encabeçado por Sean Penn, Naomi Watts e Benicio Del Toro que dão todos excelentes prestações.


Watts dá mesmo a sua melhor prestação de sempre, mostrando que pode muito bem ser considerada uma das melhores actrizes da sua geração.

Benicio Del Toro está mais uma vez fantástico, ele que nunca desilude nos seus papéis e neste atinge um nível brilhante.

Sean Penn, que teve um ano em cheio, já que nesse ano entrou no excelente Mystic River que mais tarde lhe valeria o Óscar de Melhor Actor. Aqui em 21 Grams ele dá mais uma prestação que fica para a história e prova que é um dos melhores (o melhor talvez!) actor da sua geração.

O argumento escrito por Guillermo Arriaga, é dos melhores da década transacta, conseguindo com ele que quem veja o filme consiga facilmente preocupar-se com as personagens, sendo elas todas bastante estranhas e por vezes difíceis de gostar, e isso deve-se, claramente, ao argumento.

A realização de Inarritu é fantástica. Ele consegue fazer com que o método que usa para filmar, faça com que o espectador sinta melhor as emoções das personagens e compreenda melhor toda a acção do filme.

21 Grams, prova ser um dos melhores filmes do ano de 2003 e foi um dos grandes injustiçados da cerimónias dos Óscares, conseguindo apenas duas nomeações e saindo sem qualquer vitória.


"They say we all lose 21 grams... at the exact moment of our death. Everyone. And how much fits into 21 grams? How much is lost? When do we lose 21 grams? How much goes with them? How much is gained? How much is gained? Twenty-one grams. The weight of a stack of five nickels. The weight of a hummingbird. A chocolate bar. How much did 21 grams weigh?"

Avaliação - 8.9/10

5 comentários:

  1. Eu também gostei deste filme mas não vence o Magnolia!

    Concordo em relação à realização, é intervantiva e capta as nossas emoções!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Nekas, eu por acaso prefiro este ao Magnolia, mas são gostos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um grande filme, um grande realizador, um grande elenco! Excelente!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Um excelente filme, de um grande realizador, com interpretações magistrais e um argumento profundo e brilhante!

    Já agora, também prefiro 21 Grams ao Magnolia!:)

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    é isso tudo o filme!

    Abraço

    Catarina,

    estamos de acordo em tudo então! Ainda bem que estamos de acordo nesse aspecto, estava a ver que era o único que preferia o 21 Grams ao Magnolia. :)

    Cumprimentos

    ResponderExcluir