quinta-feira, 18 de março de 2010

Aliens (1986)


Quando Ripley (Sigourney Weaver) é encontrada e resgatada, depois dos eventos ocorridos na nave mineira Nostromo, já se passaram 57 anos. Devido À hibernação a que se submeteu, Ripley continua jovem, tendo inclusivé a sua filha já falecido.

Depois da sua chegada, Ripley conta aos oficiais da nave tudo o que se passou e o porquê de ter explodido a Nostromo, uma nave tão dispendiosa, acabando por ser encarada com bastante desconfiança.

Ripley rapidamente descobre que o planeta onde tinham sido encontrados os aliens, está agora colonizado, o que faz com que ela fique preocupado com todos os que estão no planeta. Mas as coisas complicam-se quando durante dias ninguém consegue contactar com o planeta.

Assim sendo, é enviado uma equipa com militares para ver o que se passa por la, Ripley junta-se a eles já que caso os aliens realmente existam, ela é a única que já lidou com eles e saiu viva para contar.


Esta sequela do original Alien, realizado por Ridley Scott, desta vez tem James Cameron como realizador e argumentista. E logo desde início se nota uma diferença entre os dois filmes.

Neste, nota-se uma melhoria nos efeitos especiais, do qual James Cameron parece ser um especialista. Também se percebe claramente que o filme baseia-se mais na acção do que o seu antecessor.

A realização de Cameron é bastante eficaz, tendo em conta o conteúdo do filme em si, que chega à hora final onde é acção non-stop o que realmente é um marco difícil e bastante ilustrativo da fita.

Neste segundo capítulo da saga, nota-se uma Sigourney Weaver mais madura e bem mais importante para a história, sendo a nomeação para o Óscar de Melhr Actriz completamente merecido.

A fita conta ainda com boas prestações secundárias das quais saliento a de Lance Henriksen e Bill Paxton.

Embora, Aliens seja inferior ao seu antecessor Alien, não deixa de ser um bom filme cheio de acção e uma das poucas sequelas que verdadeiramente valeram a pena serem feitas.


"Get away from her, you bitch!"

Avaliação - 7.6/10

5 comentários:

  1. Já me disseram para ver estes filmes várias vezes, já comecei a ver várias vezes mas perco a vontade...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Já eu adoro esta obra. Preciso de a rever, mas da última vez dei as 5 estrelas.
    Um fabuloso filme de acção, com suspense, terror e igualmente tocante. Obra-prima.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nekas,

    não acho que sejam filmes imperdiveis mas são sem dúvida interessantes, especialmente os dois primeiros.

    Abraço

    Jackie Brown,

    Embora o considere um óptimo filme, não o considero uma obra-prima.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Este filme é dos meus favoritos.

    Acho interessante que o Alien e o Aliens conseguem dividir bastante "nós" os criticos e é frequente surgir em listas dos melhores, dvdtecas, top10, etc..etc o Alien ou o Aliens, nunca os dois juntos. Acho que isto não acontece com mais nenhuma saga.

    Aliens para mim é um filme aparte... muito mas muito superior ao Alien do Ridley Scoot,

    E nem vale a pena dizer como um e o outro envelhencem, já que o Alien hoje em dia os efeitos são visualmente maus, faz-me lembrar o Tubarão do Spielberg que são filmes que envelhecem muito mal na minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Nasp,

    essa divisão acontece porque, os dois filmes não são muito parecidos. O Alien é mais lento e conta mais uma história, enquanto o Aliens é um grande filme de acção principalmente. Aí depois fica ao gosto de cada um que género de filme preferem.

    Sim tens razão mas penso que isso é algo de normal e aconteça com quase todos os filmes com efeitos especiais da altura.

    Abraço

    ResponderExcluir