sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

There Will Be Blood (2007)


O realizador/argumentista Paul Thomas Anderson, adaptou o livro "Oil!" de Upton Sinclair e tranformou-o em There Will Be Blood.

A história passa-se em 1898, onde Daniel Plainiew (Daniel Day-Lewis) consegue formar fortuna com a formação de império de petróleo, algo que muita gente andava atrás neste virar de século.

Um certo dia, aparece-lhe à porta um tal de Paul Sunday, que diz a Plainview um sítio onde existe imenso petróleo ainda por explorar. A terra de que Sunday está a falar é o rancho da sua prória família. Quando Daniel lá chega, constata de imediato que o terreno tem imenso petróleo e enganando um pouco os Sunday ocnsegue fazer com que eles vendam as suas terras. Mas para além disso, consegue persuadir a maior parte dos habitantes de Little Boston, a terra onde se situa o rancho dos Sunday, a vender as suas terras, com promessa de maiores infra-estruturas e maiores condições de habitabilidade.

Desde cedo se aperecebe que Daniel Plainview é um homem de duas faces. Tanto parece ser um homem a quem se possa confiar tudo, como de seguida mostra ser uma pessoa rude e implacável que fará tudo para enriquecer sem pensar nos outros.


O já vencedor de Óscar pelo extraordinário trabalho em My Left Foot, Daniel Day-Lewis, dá mais uma fantástica prestação. Ele realmente vê-se que se entrega totalmente a cada papel que interpreta e é sem sombra de dúvida o melhor de todo o filme. Mas o destaque nas actuações não ficam por aqui, já que Paul Dano dá uma excelente prestação como Eli Sunday, irmão gémeo de Paulo. A personagem dele não difere muito da de Day-Lewis, já que ambos parecem ter uma dupla-face e Dano consegue dar a sua melhor prestação até ao momento.

Paul Thomas Anderson, desde sempre teve um público específico e de certeza que os seus fãs vão adorar o filme. O meu problema é que não sou um fã de Anderson, não é que não aprecie os seus filmes, que aprecio e até gosto bastantedo Magnolia, mas não os vejo a nenhum, como a obra-prima que muitos dizem que são. E aqui em There Will Be Blood a história repete-se, e embora o filme me agrade duma maneira geral, vejo mais uma vez que não é nenhuma masterpiece.


Mas que se tem de dar crédito a Anderson isso tem, ele consegue transpor o filme das páginas do seu argumento de uma forma extraordinária, e embora ache No Country for Old Men no geral um melhor filme, penso que o Óscar de Melhor Realizador, se a dúvida era entre os dois, deveria ter ido para Anderson. Mas preferi sem dúvida a realização de Joe Wright em Atonement, mas isso já é outra história.

Em suma, There Will Be Blood é uma bom filme que no meu entender só lhe faltou um pouco para se tornar uma grande obra.


"Get OUT of here, ghost!"

Avaliação - 7.6/10

7 comentários:

  1. Por acaso tenho de re-escrever uma crítica ao filme. Um dia destes, certamente.

    Desta vez, não estou de acordo contigo. Para mim, P.T. Anderson é um dos melhores e maiores realizadores da actualidade. As suas obras são ufff... MAGNOLIA é uma obra-prima e pêras e este HAVERÁ SANGUE também.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Um dos "mandamentos" de um cinéfilo é ver sempre um filme até ao fim.

    Mas depois de hora e meia de total agonia, decidi desistir desta coisa...
    Foi por respeito a Bill "The Butcher"... ah, quer dizer, Daniel Day-Lewis (xD) que aguentei... para nada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    pois desta vez discordamos. A mim Anderson parece-me um bom realizador mas não o génio que dizes ser.

    Abraço

    Jackie,

    Pois eu também tento ver sempre tudo até ao fim, às vezes é bem difícil. Percebo que o aches um filme difícil, porque o é, mas gostei de o ver, até pela fantástica prestação do Daniel. :)
    E caso ainda não tenhas visto, recomendo-te o My Left Foot, a prestação do Daniel Day-Lewis é no minímo genial.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o filme!
    Dava-lhe, provavelmente, 9/10.
    A realização está incrível assim como Daniel Day-Lewis que, embora faça poucos filmes, torna-os memoráveis!

    Estamos a falar do realizador de Magnolia!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nekas,

    a mim o filme não me conseguiu cativar tanto e embora o ache um bom filme, não me parece ser uma obra-prima como alguns acham.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Discordo, um filme magistralmente interpretado e um roteiro que propõe inúmeras reflexões.

    Sem falar que o diretor concebeu a obra-prima Magnolia!

    ResponderExcluir
  7. Cristiano,

    Lá está, como referi não adorei o filme, mas gostei de o ver. Embora ache Magnolia um filme bastante bom, não me parece, a mim, que seja uma obra-prima.

    Abraço

    ResponderExcluir