segunda-feira, 22 de março de 2010

About Schmidt (2002)


Warren Schmidt (Jack Nicholson) acabou de se reformar de um emprego numa seguradora, e encontra-se bastante aborrecido e sempre a tentar fazer qualquer coisa que lhe ocupe o tempo. Tudo piora quando a mulher de Warren morre e ele fica sozinho.

Com isto tudo a acontecer ao mesmo tempo, Warren, ao ver um anúncio na televisão, "patrocina" um menino africano, mandando-lhe uma determinada quantia todos os meses. Junto com o dinheiro manda-lhe uma carta a contar o que se vai passando na sua vida, dando assim a "voice-over" ao filme. Nessas cartas ele desabafa e diz tudo o que pensa em relações a variadíssimos assuntos.

A filha de Warren está muito perto de casar, e ele sem nada para fazer põe-se a caminho de Denver, para ajudar nos preparativos do casamento algo que não satisfaz muito a filha, assim e não querendo voltar para aquela casa fria e vazia, Warren vai revisitar o passado, indo, por exemplo, ao local onde viveu a sua infância.


Nesta fita, Nicholson dá mais uma excelente prestação e prova que é um dos grandes acotres ainad em actividade. Totalmente justa a nomeação para o Óscar de Melhor Actor, mas revelou-se bastante difícil para ele ganhar já que tinha dois concorrentes de peso nesse ano.

O restante elenco dá-nos os momentos mais engraçados do filme, estando lá por vezes para fazer o filme mais leve. Um especial destaque para Dermot Mulroney como Randall Hertzel, futuro marido da filha de Warren e também para a sua mãe Roberta Hertzel interpretada por Kathy Bates.

A película é realizada por Alexender Payne e escrito pelo mesmo e também por Jim Taylor. Em ambos os casos os objectivos são cumpridos. Sendo a realização de Payne bastante bela em espaços.

About Schmidt é um filme do qual o principal objectivo é deixar-nos a pensar sobre a vida. Se realmente a única coisa que queremos é um emprego bem remunerado e uma casa agradável, sem pelo meio aproveitarmos a vida poderemos todos acabar como Warren Schmidt, tristes e no fundo, sozinhos.


"Relatively soon, I will die. Maybe in 20 years, maybe tomorrow, it doesn't matter. Once I am dead and everyone who knew me dies too, it will be as though I never existed. What difference has my life made to anyone. None that I can think of. None at all."

Avaliação - 8.0/10

6 comentários:

  1. Achei o argumento assim fraquito, pouco equilibrado e que não atribui a Bates o protagonismo que merece.

    Vale pela realização e pelo grande Nicholson.

    3.5*

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Considero-o um filme sobrevalorizado. O argumento tem uma ou outra ideia interessante, mas que são mal desenvolvidas e aprofundadas.

    Óptima interpretação de Jack Nicholson, anyway.

    3/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  3. Jackie Brown,

    Eu por acaso achei o argumento interessante, mas concordo que Bates mereceria mais tempo de antena.

    Roberto,

    Como já disse não achei o argumento assim tão mau. Mas concordamos com Nicholson, bastante bom!

    Nekas,

    é, não é? Também gostei.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Vale, maioritariamente, pelo seu incursão ao cinema indie do novo século, e, claro, pela interpretação de Jack Nicholson. Quanto ao argumento, estou de acordo com o Roberto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Jackson, eu como já disse achei o argumento interessante e o filme bom.

    Abraço

    ResponderExcluir