quarta-feira, 3 de março de 2010

Psycho (1960)


O filme conta a história de Marion Crane (Janet Leigh), que depois de o seu patrão lhe ter confiado 40 mil dólares para ela pôr no banco, ela resolve aproveitar aquela elevada quantia para conseguir construir uma vida nova com o homem que ama, Sam (John Gavin).

Sam vive na California e Marion, que vive em Phoenix, resolve ir para lá com o seu carro, mas depois de um polícia, que achou estranho o seu comportamento quando lhe pediu os documentos, resolve segui-la por um bocado. Marion deixa então a auto-estrada e já com a noite densa encontra o motel dos Bates. O motel tem 12 quartos e estão sempre vazios. Já ninguém lá passa por causa da auto-estrada nova.
Quem controla o motel é um jovem chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que aparenta ser um pouco estranho e parece ser controlado pela sua mãe, que vive na mansão ao lado do motel.


A fita é um marco do cinema, e do seu género em particular. Tudo nele é suspense, mas nele Hitchcock conseguiu ainda meter bastante mistério e ainda algum terror.

As prestações são bastante boas, mas o destaque vai sem dúvida para Anthony Perkins que faz um trabalho excepcional como Norman Bates, que foi injustamente esquecido na corrida aos Óscares.

Uma das mulheres coisas do filme é a banda-sonora, que se conjuga de maneira brilhante com o filme e ajuda a criar o ambiente de suspense que prolonga desde o início até ao filme da fita.

Em Psycho, Hitchcock dá ao cinema um dos seus melhores filmes e mostra o mundo o que é o verdadeiro terror e a cena do chiveiro vai ficar para história do cinema, como a mais famosa cena de todos os tempos.



"She just goes a little mad sometimes. We all go a little mad sometimes."

Avaliação - 8.3/10

2 comentários:

  1. 'Psycho' é o derradeiro thriller psicológico, um filme como só Hitchcock poderia conceber.

    É um dos meus filmes favoritos, portanto, só pecas pela pontuação TÃÃÃO baixa xP

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. CitizenKane,

    pois eu gostei bastante, mas parece que não tanto como tu.

    Abraço

    ResponderExcluir