segunda-feira, 15 de março de 2010

El Orfanato (2007)


Não sou um apreciador do género de terror, pelo menos dos filmes que têm aparecido desse género. Mas de vez em quando surge um filme de terror que vale a pena ver, e El Orfanato é, sem dúvida, um deles.

O filme começa com Laura (Belen Rueda), que regressa à casa, que outrora foi um orfanato, onde viveu no início da sua vida, e agora que o orfanato já não existe, ela resolve morar lá com o marido e o seu filho. O desejo de Laura é transformar aquela casa num lugar onde crianças com algum tipo de deficiência possam ser ajudadas.

Sendo um filme de terror, é de suspeitar que a casa tem algo de sinistro a viver nela, e à medida que a história avança vai-se compreendendo o que realmente está a acontecer na casa e que poderá mudar a vida de Laura e da sua família para sempre.

A fita é realizada por Juan Antonio Bayona e é produzido por Guillermo Del Toro, e só por aí já se vê que o filme muito certamente irá ter um grande grau de qualidade.


Bayona conseguiu realizar uma fantástica história sem recorrer aos habituais números de gore, no qual se baseiam os filmes de terror dos últimos tempos. E para além de conseguir em várias situações assustar bastante a audiência, consegue também criar uma história onde o drama também impera e no qual nos conseguimos preocupar com todas as personagens.

O argumento está também ele a um nível acima dos demais dentro do seu género, mas continua a conter algumas falhas, mas estas são, nalguns casos, facilmente escondidas pela realização de Bayona, que roça a perfeição.

Nas interpretações, salta claramente à vista a prestação de Rueda que dá um desempenho fantástico como Laura. Os restantes actores cumprem bastante bem no seu papel, mas nenhum deles chega perto à performance de Rueda.

No fundo, El Orfanato é mais uma prova que o cinema europeu está vivo e recomenda-se, bem como o género de terror.

Avaliação - 8.2/10

4 comentários:

  1. Sim, O ORFANATO prova isso mesmo! Estamos uma vez mais de acordo. Um filme surpreendente... a ver e rever.

    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. Del Toro é altamente competente e sabe construir um imaginário visual miraculoso! Recomendo, se ainda não viste, O Labirinto do Fauno.

    Abraço
    (adicionei o Homem das Pipocas ao recomendados!)

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    Esta sem dúvida de acordo, mais uma vez!

    Abraço

    Jackson,

    Concordamos, Del Toro é sem dúvida um visionário. Sim já vi Laberinto del Fauno e acho-o uma obra soberba, do melhor que se fez na década passada.

    Abraço

    ResponderExcluir