terça-feira, 2 de março de 2010

The Untouchables (1987)


A fita trata de uma das eras mais conturbadas da história da América. Uma altura em que o crime reinava e Al Capone era o maior de todos.

Estamos nos finais dos anos 20 e início dos anos 30, e em plena lei de proibição, que não permitia aos Americanos beber qualquer bebida alcoólica, e Eliot Ness (Kevin Costner) é designado para apanhar o rei do crime, Al Capone (Robert DeNiro). Quando se aperecebe que a própria polícia não é de confiança, Ness forma então uma inidade de investigação muito pequena, apenas com homens de confiança. São eles Jimmy Malone (Sean Connery), George Stone (Andy Garcia) e Oscar Wallace (Charles Martin Smith).

Embora faça uma boa caracterização da América dos anos 20 e possua algumas cenas bastante interessantes, como por exemplo a da explosão inicial, o filme não consegue viver com as expectativas criadas nele, é não é um grande filme por lhe faltar duas coisas muito importantes. A realização não é muito boa e o argumento também não.


E mesmo as prestações dos actores não são as melhores, e não se pode falar de um mau elenco, que conta com nomes sonantes como Sean Connery, Robert DeNiro, Andy Garcia e Kevin Costner. A prestação de Andy Garcia é normal, também não teve muito por onde pegar. A de Costner não me parece nada boa, já que ele também não me parece ser grande actor. Os únicos que se salvam são mesmo Sean Connery e DeNiro. Fiquei bastante agradado quando fui ver que Connery tinha vencido o Óscar para melhor Actor Secundário esse ano.

Depois de ver este filme, que não é um mau filme é sim apenas razoável, pôs-me a pensar se DePalma é de facto um bom realizador ou não e se Scarface foi apenas um acaso na longa carreira do realizador. Ainda não cheguei a uma conclusão.


"I want you to get this fuck where he breathes! I want you to find this nancy-boy Eliot Ness, I want him DEAD! I want his family DEAD! I want his house burned to the GROUND! I wanna go there in the middle of the night and I wanna PISS ON HIS ASHES!"

Avaliação - 6.5/10

2 comentários:

  1. Sim, concordo contigo.
    Não é um grande filme, nem é grande em nada aliás.

    Foi uma decepção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jackie Brown,

    Concordamos, no fundo uma decepção.

    Abraço

    ResponderExcluir