quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Flags of our Fathers (2006)


Este filme fala sobre as vidas de alguns dos soldados americanos que apareceram numa fotografia, onde estão a erguer a bandeira americana em Iwo Jima, território japonês, isto durante a Segunda Guerra Mundial. E em mais este brilhante trabalho de Clint Eastwood, ele foca-se mais concretamente em três dos soldados que ergueram essa bandeira e depois voltaram para casa, sendo vistos como heróis.

Eles são John "Doc" Bradley (Ryan Phillippe), Rene Gagnon (Jesse Bradford), e Ira Hayes (Adam Beach), e são vistos pelo governos dos Estados Unidos, como pessoas que podem atrair investidores para o negócio da guerra. Sim porque é preciso dinheiro, para comprar armas, tanques, tudo. E depois da imagem ter corrido toda a América, as pessoas acreditam que a vitória é possível, por isso são convidadas a ajudar neste esforço final.


Mas as coisas não são bem assim, a unica coisa que eles fizeram foi erguer uma bandeira, Bradley e principalmente Hayes mostra-se sempre basnta zangado com toda aquela situação, com o facto de ele estar ali sem ter feito grande coisa por isso, apenas por erguer uma bandeira. Isto tudo enquanto lembra que os heróis, os verdadeiros heróis morreram naquela batalha e Iwo Jima.

As actuações dos actores na maior parte dos casos são boas mas há uma que claramente se revela melhor que todas as outras, que é a de Adam Beach como Ira Hayes. Uma prestação memorável do para mim desconhecido actor.

Como em todos os filmes realizador por Clint Eastwood, a realização é sempre o ponto alto do filme. Ele deu muita profundidade e creatividade ao filme. Com Flags of our Fathers, Eastwood veio provar que é um excelente realizador, que consegue filmar qualquer tipo de história de uma maneira simples, mas ao mesmo tempo eficaz e genial.


Este filme é uma das partes do conjunto de filmes realizados por Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima, este relata a acção sobre o ponto de vista dos americanos, enquanto o outro relata a experiência vivida pelo o outro lado, pelos japoneses.

Em suma, mais um excelente filme realizado por Eastwood, e que deve a maior parte da sua grandiosidade a este senhor, já que muito poucos conseguiriam fazer um filme deste género da maneira que ele conseguiu. Com um argumento um pouco melhor podia se tornar numa autêntica "masterpiece".


"They may have fought for their country but they died for their friends. For the man in front, for the man beside him, and if we wish to truly honor these men we should remember them the way they really were."

Avaliação - 7.8/10

2 comentários:

  1. Tenho que comprar o DVD. Só vi os 20 minutos iniciais e adorei. O CARTAS DE IWO JIMA, esse já o tenho, é um filme muito muito bom ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Roberto, sem dúvida que recomendo que o visiones. É mais um excelente trabalho de Eastwood.

    Em relação ao Cartas de Iwo Jima vi algumas cenas do filme e parece me estar excelente. E se tu recomendas, tenho de dar uma vista de olhos: :)

    Abraço

    ResponderExcluir