quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Invictus (2009)


Clint Eastwood é o realizador desta década que ainda agora findou. Com trabalhos como Mystic River, os contos sobre a guerra em Flags of our Fathers e Letters from Iwo Jima e os mais recentes Changelling e o maravilhoso Gran Torino. Invictus claramente não se enquadra nestes trabalhos do realizador, mas não me interpretem mal não deixa de ser um bom filme mas não parece ter aquela magia destes outros trabalhos do realizador.

Logo pelo facto de a realização não ser o aspecto mais forte do filme o que, tirando Mystic River, aconteceu em todos os outros filmes já referidos. As prestações de Morgan Freeman e Matt Damon são muito boas, valendo a ambos uma nomeação para os Óscares.


No filme, Morgan Freeman é Nelson Mandela recém-eleito presidente duma África do Sul dividida pelo racismo e a intolerância. Apostado em acima de tudo unir o país Mandela, vê na equipa de rugby uma excelente forma para efectuar essa união. E para o ajudar recorre ao capitão de equipa, François Pienaar (Matt Damon).

O principal problema prende-se com o argumento que não sendo mau não está ao nível do esperado. A realização também como já disse não é nem de longe comparável as outras recentes obras de Eastwood mas este senhor não sabe fazer filmes maus, logo penso que quem decidir visionar o filme não irá sair "aborrecido" por o filme não ser fenomenal, basta não elevar muito as expectativas e de certeza que todos terão uma boa experiência cinematográfica.



All the whites cheer for South Africa. All the blacks cheer for England.


Avaliação - 7.0/10

2 comentários:

  1. Eu gostei imenso de Invictus, tenho de admitir que ia com as expectativas em baixo pois depois de Gran Torino não sabia o que esperar deste e, na verdade, surpreendi-me...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pois eu se calhar ia com expectativas muito grandes depois do Gran Torino e sai um pouco desiludido. Mas não deixa de ser um bom filme.

    Abraço

    ResponderExcluir