quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Top Década 2000 - 10º - 1º

E pronto, fica aqui o final da minha lista dos melhores filmes da década.

10º - Memento (2000)



Este filme, é o maior filme de culto desta década. Depois de quando saiu no cinema quase ninguém o ter visto, agora quase toda a gente o viu e muita gente o adora. É genial do princípio ao fim, isto de um dos grandes realizadores do momento.

9º - Closer (2004)



Um filme do qual não esperava grande coisa revelou ser uma surpresa muito agradável. Conta com actuações geniais e um argumento brilhante que nos mantém sempre atentos ao longo do filme e que promete manter-nos a pensar no filme umas boas horas depois de ele acabar.

8º - Crash (2005)



Crash mostra mais uma vez como brilhante é Paul Haggis como argumentista, onde ele consegue fazer com que nos consigamos preocupar com o destino de todas as personagens, até mesmo aquelas que não mereceriam tal importância à partida. Conta também com prestações brilhantes, que serviram para relançar a carreira de alguns dos actores. Para além disso tudo, o filme continua brilhante de cada vez que se vê.

7º - The Prestige (2006)



O que dizer de mais um excelente filme de Cristopher Nolan? O filme possui um excelente argumento que está cheio de twists. Twists esses que realmente tornam o filme mais agradável e intrigante de se ver, não como alguns dos twists que se ve em filmes, que são bastante maus. Depois de se acabar de ver só apetece ver de novo.

6º - Into the Wild (2007)



Este filme tem tudo de bom. Desde uma realização e argumento geniais, ambos feitos por Sean Penn, o filme conta ainda com uma fotografia brilhante e uma banda-sonora magistral, feita pelo génio Eddie Vedder. Isto tudo ainda aliado por uma excelente prestação de Emile Hirsch, torna este filme absolutamente imprescindível.

5º - Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)



A fita com um dos mais originais argumentos que já vi e conta ainda com as actuações de dois "monstros" do cinema, Jim Carrey, que prova ser um excelente actor em dramas, e Kate Winslet, que é para mim uma das melhores actrizes ainda em actividade. Isto tudo junto dá um dos melhores filmes da década.

4º - Cidade de Deus (2002)



Cidade de Deus mostra um lado bem real do Brasil, onde o crime reina e conta com um argumento fantástico e uma excelente realização por parte de Fernando Meirelles. Para mim vão ficar na história certas frases como: "Dadinho é o caralho. Meu nome agora é Ze Pequeno, porra!"

3º - Sin City (2005)



Este é o filme que mais me entreteve desde sempre. É impressionante as vezes que eu o vi, e vejo-o sempre como se fosse a primeira vez. Tem um estilo visual fantástico e é sem dúvida a melhor adaptação de uma banda-desenhada, alguma vez feito. Tudo nele, para mim, é genial, desde os díalogos até mesmo ao voice-over. Numa palavra: Brilhante!

2º - The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)



Não tenho muitas palavras para descrever este final de trilogia. Tudo nele é fantástico. Sempre que vejo a trilogia só tenho pena que chegue ao fim. Peter Jackson conseguiu um trabalho fantástico, e a batalha final vai ficar na história do cinema. Para quem, por qualquer razão não viu esta fantástica trilogia, aconselho que o façam o mais rapidamente possível, porque não se vão arrepender.

1º - The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring (2001)



Este é para mim o melhor filme da década. Por várias razões. Por dar início à maior aventura alguma vez filmada e também por como peça única ser absolutamente genial. Não sei quantas vezes o vou ver, mas posso dizer que já o vi imensas vezes e adoro-o cada vez mais. Este é o Star Wars desta geração, e tenho a certeza de que décadas irão passar e ele continuará a ser adorado igual ou talvez ainda mais do que é agora.


E pronto aqui está a minha lista da Década que acabou à poucos meses. Relembro que esta lista é obviamente subjectiva, já que eu falhei imensos filmes que se calhar poderiam estar aqui.

7 comentários:

  1. Concordo com os lugares cimeiros, não sei como conseguiste colocar o THE TWO TOWERS tão distante ;D Concordo imenso imenso com o INTO THE WILD, o THE ETERNAL SUNSHINE e CIDADE DE DEUS. SIN CITY acho monstruosamente sobrevalorizado.

    Bom top! THE PRESTIGE ou MEMENTO são também grandes grandes filmes!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. The Prestige é a obra máxima na minha opinião!
    Top muito bem escolhido e concordo com a diferença entres os dois LOTR do segundo capítulo desta mítica saga ou, como tu disseste, o Star Wars desta década!

    Memento é soberbo assim como Into the Wild, quanto a Sin City vi-o muito novo por isso preciso de nova visualização!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    tentei avaliar os filmes como peças unicas, e não tirando mérito ao The Two Towers, gostei mais de todos os que meti à frente. Mas não deixa de ser um filme fantástico. Bem como todo a trilogia. Pois já tive a oportunidade de ver que o Sin City não te cativou muito, mas é um filme que adorei e que já vi imensas vezes. Eu quase que sei aquelas falas de cor. :)

    Nekas,

    Então aconselho que revejas o Sin City, não é um filme do qual se espere que ganhe Óscares nem nada parecido, mas que entretém como nenhum outro. Pelo menos no meu caso. :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Para mim, era impossível fazer uma lista destas sem cometer injustiças a torto e a direito. Sempre que vejo esta lista (ou qualquer lista), fico sempre indignado com certas escolhas.

    Pessoalmente, acho que foste injusto em meter, por exemplo, o Into the Wild à frente do Prestige ou o Sin City à frente do Cidade de Deus ou etc. Mas depois, pensando melhor, não sei se conseguria considerar que uns são melhores ou me deram mais que os outros . Portanto, acho muito bem tudo o que escolheste xP

    Acho que as listas deviam mais ser feitas por patamares, em que haveria uma certa equivalência de posições para determinados filmes. Lord of the Rings no topo e depois por aí abaixo :P

    Muito bom blog que tens aqui, parabéns.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. CitizenKane,

    percebo a tua opinião, mas quando tive de distribuir o lugar, tentei pensar no como gostei de ver o filme a primeira vez, se ele conseguiu se aguentar bem após uma segunda visualização, por aí. Daí o meu TOP 3 serem filmes que eu vi imensas vezes. Mesmo!

    Obrigado pelo elogio! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Anónimo,

    como disse no primeiro post não vi todos os filmes da década logo poderá houver filmes que entrariam na lista caso os tivesse visto. Oldboy poderia ser um deles.

    ResponderExcluir