sábado, 10 de abril de 2010

Goodfellas (1990)


A fita inicia-se com Henry Hill (Ray Liotta) a mostrar que desde sempre quis ser um gangster. Ele gostava do poder que eles tinham nas pessoas e da ideia de enriquecer de maneira bastante fácil.

Depois de ganhar o respeito de todos no mundo da Máfia Nova Iorquina, Henry começa a ser alguém de respeito para todos eles, especialmente para Jimmy Conway (Robert DeNiro) e Tommy DeVitto (Joe Pesci), com os quais executa variadíssimos trabalhos.

Henry conhece ainda, a que depressa viria a ser sua esposa, Karen (Lorraine Bracco) que de uma maneira involuntária também se sente atraída pelo mundo da ostentação inerente à profissão do futuro marido.

O filme é adaptado do livro "Wiseguy" de Nicholas Pileggi, que conta a real história de Henry Hill. É bastante interessante depois de ver a obra saber que, imensas das coisas que se viu aconteceram realmente. Interessante e ao mesmo tempo macabro.

Uma das bases para o a película ser um feito do realizador Martin Scorsese é, no meu ponto de vista, o facto do autor do livro, do qual se baseia o filme, também ter, em conjunto com Scorsese, escrito o argumento. O que faz com que os relatos de Henry Hill, sejam o mais realista possível.


Scorsese, é o realizador perfeito para este filme, nenhum outro conseguiria fazer com que o filme resultasse desta maneira. Claramente, Scorsese merecia o Óscar de Melhor Realizador nesse ano, que acabou por não ganhar. Aliás, é inacreditável que Scorsese só teha ganho um Óscar em 2007 com The Departed.

Deixando um pouco de parte, essas questões que não têm em nada a ver com o filme, é de realçar ainda, os fantásticos primeiros 15 minutos. Desde aí se vê que se vai assistir a um filme de enorme qualidade.

No campo das actuações, também elas são bastante boas. Ray Liotta dá facilmente o melhor papel da sua carreira. Ele deu tudo para aquele papel e com a ajuda de Scorsese, brilha.

De Robert DeNiro não há muito a dizer, mais uma vez bastante bom no seu papel. Mas também não é ele que brilha. É sim Joe Pesci, que tem uma fantástica interpretação de um gangster do qual é fácil gostar, mas que é melhor não o por nervoso. Ele passa-se num segundo. Essa fantástica prestação valeu-lhe o Óscar de Melhor Actor Secundário. Merecidíssimo.

Embora, possivelmente, não seja o melhor de Scorsese, este Goodfellas é mais um marco na carreira do realizador, e também um marco do cinema dos anos 90.


"As far back as I can remember, I've always wanted to be a gangster."

"You mean, let me understand this cause, ya know maybe it's me, I'm a little fucked up maybe, but I'm funny how, I mean funny like I'm a clown, I amuse you? I make you laugh, I'm here to fuckin' amuse you? What do you mean funny, funny how? How am I funny?"

Avaliação - 8.7/10

5 comentários:

  1. Ainda não vi e será dos próximos aos quais me dedicarei. Espero mais um grande filme de um dos meus realizadores de eleição.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. Concordo! O filme é um marco cinematográfico no crime, nos anos 90, na filmografia de Scorsese e, inclusivé, na 7ª arte!

    "Funny how?" Rio-me tanto...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    podes esperar que é o que vais encontrar!

    Cumprimentos

    Nekas,

    é um grande momento do filme sim! :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente - Scorsese é, de facto, o realizador perfeito para este filme.
    E mais uma vez, após ''Taxi Driver'' a dupla Scorsese-DeNiro resulta :b

    ResponderExcluir