quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Million Dollar Baby (2004)


Million Dollar Baby é indubitavelmente um dos melhores filmes de 2004 e inclusivé da década passada. Clint Eastwood mais uma vez faz um excelente trabalho na realização e faz, o que é para mim, o seu melhor trabalho como actor.

A película conta a história de Frankie (Clint Eastwood), um treinador de boxe já com uma certa idade, que resiste sempre aos pedidos de Maggie (Hilary Swank) para ele a treinar. Maggie quer ser a melhor e para isso exige o melhor treinador. Frankie tem um ginásio onde variadíssimos atletas vão treinar. Para tomar conta desse ginásio está Scrap (Morgan Freeman) o melhor amigo de Frankie e também ele, nos seus tempos de lutador, foi treinado por Frankie.

Aqui Eastwood prova mais uma vez o grande contador de histórias que é. Goste-se ou não se goste das suas obras, isto tem de estar ciente por todos, ele sabe contar histórias como ninguém. E é um realizador, como já disse anteriormente, que opta pela simplicidade em todas as cenas, e a simplicidade fica-lhe tão bem!


O filme conta ainda com o argumento genial de Paul Haggis, e que grande combinação esta foi, um dos grandes realizadores de sempre com um grande argumentista. Esta dupla voltaria a unir-se para fazer o filme Flags of our Fathers. (
Critica Aqui)

Como seria de esperar pelo o elenco, as actuações são bastante boas. Desde os vencedores de Óscar por este filme, Morgan Freeman e Hilary Swank, mas o destaque vai também para Eastwood, ele entrega tudo no seu papel e é impossível ficar indiferente à sua prestação. Ele rouba todas as cenas em que entra.

Do início ao fim, Million Dollar Baby mostra-se uma obra genial, mais uma a juntar ao currículo deste grande realizador/actor/produtor.


"Mo cuishle means "My darling, my blood.""

Avaliação - 8.7/10

6 comentários:

  1. Curiosamente, achei-o sobrevalorizado durante alguns anos. Hoje, embora o considere sobrevalorizado para todos quantos dizem que é uma obra-prima, reconheço, à luz de outra maturidade, que é de facto um filme muito bom, muito bem escrito e interpretado.

    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Roberto, concordo contigo ao achar o filme uma obra-prima que não o é. Mas acho que anda lá muito perto!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu acho um filme MUITO valorizado, até a Swank me parece regular neste filme e eu não entendi o Oscar. Acho que Eastwood tenha mais filmes importantes nos últimos anos, vide Sobre meninos e lobos...Gran torino e A Troca.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano,

    eu gostei bastante do filme. E embora me pareça uma boa actuação, se calhar o Óscar é um bocado demais, já que a mim me parece que é Eastwood que carrega o filme de início ao fim. E ainda por cima nesse ano, Kate Winslet fez um grande papel entrou em Eternal Sunshine of the Spotless Mind.
    Dos filmes que referiste gosto bastante de todos, embora ache Gran Torino o unico melhor que Million Dollar Baby.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que é um filme que tem a dimensão devida, sinceramente. Melhor que qualquer outro realizado pelo Clint, talvez apenas superado pelo Gran Torino. E digo isto com muita relutância. Para mim, o Changeling não chega sequer aos calcanhares deste filme.

    A envolvência do enredo e a carga dramática impostas neste filme são bastante fortes e isso atinge-nos realmente, como espectadores.

    Concordo quanto à atribuição do óscar à Hilary e tal como o AlexSupertramp afirmou, preferia que o óscar tivesse ido para a Kate Winslet.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. CitizenKane,

    Concordo contigo em relação a que o Gran Torino é melhor que o Million Dollar Baby, mas o Changeling, embora inferior, ande relativamente perto da qualidade do Million Dollar Baby.

    Realmente este será dos filmes que talvez mais atinjam as pessoas que o visualizam. É realmente muito forte.

    Abraço

    ResponderExcluir