quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ponyo à Beira-Mar (2009)


Os trabalhos do realizador Hayao Miyazaki estão sempre cheios de personagens únicas e imensa creatividade em fantásticos e mágicos mundos. E Ponyo à Beira-Mar não foge à regra. Mas onde nos outros filmes do realizador ele retratava temas mais adultos com vilões realmente assustadores, em Ponyo isso não acontece. Este é um filme mais para crianças do que qualquer outro trabalho de Miyazaki. Embora em algumas partes consiga entreter e seja muito bonito de se ver, Ponyo não funciona inteiramente para mim.

O filho de um marinheiro, Sosuke de 5 anos, vive num sitio calma numa colina com a sua mãe Lisa. Um dia ele encontra perto de casa, um peixe preso numa garrafa e depois de a resgatar chama-lhe Ponyo. Mas este não é um peixe qualquer. Um peixe filho de um poderoso feiticeiro e de uma deusa do mar. Ponyo que logo aprende a amar Sosuke quer deixar de ser peixe e passar a ser humana, e assim o consegue usando alguns dos feitiçoes do pai, ainda que não permanentemente. Mas o uso de tanta feitiçaria traz um grave problema a todo o planeta. A lua aproxima-se muito da Terra e o pai de Ponyo lança grandes ondas para a encontrar, e aí Sosuke e Ponyo partem numa aventura para salvar o mundo e fazer com que Ponyo cumpra o seu sonho de ser humana.

O problema no filme para mim é a falta de um qualquer conflito, mostrando que o filme foi feita para uma audiência menos exigente e mais juvenil do que é habitual num filme Miyazaki. Mas Ponyo parece-me mais uma série de eventos que à medida que o filme vai avançando vão ficando mais estranhos, explorando exageradamente em partes o sobrenatural, sem qualquer tipo de explicação para tão estranhos acontecimentos.

Algo que sem dúvida apreciei em Ponyo foram as cenas debaixo de água que me pareceram complexas e visualmente são impressionantes. E o melhor foi mesmo a música, algo que sempre adorei nos filmes dele.

Em suma, o filme é mais para crianças do que para adultos o que difere em muito dos seus anteriores trabalhos e que pode levar muita gente a não apreciar este filme. Como eu não consegui.



Avaliação - 5.0/10

3 comentários:

  1. Pois vai ter de ser, não percebo o que falhou aqui normalmente adoro os filmes do Miyazaki.

    ResponderExcluir
  2. Vou agora ver as obras de Miyazaki de uma assentada.
    Vou começar por este Ponyo, e a tua critica foi a primeira menos boa que vi

    Abraço

    P.S.- Linkei te no meu blog ;)

    ResponderExcluir