quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

25th Hour (2002)


Neste filme, é nos apresentado, Montgomery Brogan (Edward Norton), um ex dealer que trabalhava para a máfia Russa, e que está a apenas um dia de cumpriu um pena de 7 anos, quando foi apanhado com um quilo de cocaína no sofá de sua casa.

Neste último dia de liberdade ele procura estar com as pessoas mais chegadas a ele, Jacob Elinsky (Philip Seymour Hoffman), um professor do secundário que tem uma paixoneta por uma estudante (Anna Paquin), Frank Slaugherty (Barry Pepper), que trabalha na bolsa, e sendo amigo de Monty desde sempre, tenta lidar com o facto de que ele é um dealer e que nunca o tentou parar. Brogan passará também o seu dia com a namorada Naturelle Riviera (Rosario Dawson), pela qual comeca a ter dúvidas se foi ela ou não que o entregou à polícia, e também com o seu pai (Brian Cox) que não quer, nem por nada, que o filho vá para a cadeia.


A fita, de alguma maneira consegue que consigamos nos preocupar com três personagens que têm de tudo para não serem apreciados, um é um dealer que já desencaminhou imensa gente, outro é professor e não se importava nada de ter um caso com uma menor, e outro é corrector de bolsa que parece não se preocupar com o sofrimento dos outros e preocupa-se apenas com o seu bem-estar.

O que torna o filme espectacular de se ver é o argumento que é bastante poderoso. Foi escrito por David Benioff, que escreveu o livro com o mesmo nome. O ponto alto do filme é sem dúvida um monólogo de Brogan ao espelho, onde ataca tudo e todos, inclusivé, e principalmente, ele mesmo.


As prestações sao igualmente banstante boas. Também conta com um excelente elenco, o que não seria difícil de conseguir. Edward Norton dá mais uma excelente actuação, como Seymour Hoffman, mas o grande destaque vai para Barry Pepper que é um actor que eu até aprecio, e que neste filme deu a sua melhor prestação da carreira.

A película conta ainda com um final surpreendente, que chega a ser devastador.


"Fuck the priests who put their hands down some innocent child's pants. Fuck the church that protects them, delivering us into evil. And while you're at it, fuck JC! He got off easy! A day on the cross, a weekend in hell, and all the hallelujahs of the legioned angels for eternity! Try seven years in fuckin' Otisville, J!"

"No. No, fuck you, Montgomery Brogan. You had it all, and you threw it away, you dumb fuck!"


Avaliação - 8.0/10

2 comentários:

  1. Sim... Para além da cena do espelho e da cena em que a personagem de Norton é espancada pelo amigo, aquele final é brilhante!

    Andas com uma selecção de filmes aqui no blogue muito muito boa!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Sim esqueci-me da cena da porrada, também muito boa! É um filme acima da média sem dúvida.

    Pois ando, quis por em dia alguns filmes que queria ver há algum tempo. :)

    Abraço

    ResponderExcluir