quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Saw VI (2009)


Saiu mais um Saw, desta vez o sexto. Depois de o primeiro ter sido uma agradável surpresa, e do segundo ter sido também bastante acima da média, tendo em conta a qualidade das sequelas a filmes de terror que têm sido feitas. Mas a partir daí, o franchise começou a cair de qualidade, e muito!

Com este Saw VI, eles conseguem atingir o terceiro melhor filme da série, mas não faz com que o filme seja minimamente bom, só revela que os seus antecessores foram miseráveis.

No filme, William Easton (Peter Outerbridge) é posto a prova. Ele trabalha numa seguradora, e é ele quem decide quem deve ou não receber seguro.
É de relembrar que nos Estados Unidos as pessoas precisam destas seguradoras, já que sem elas os valores de consultas e cirurgias são muito grandes e por vezes insuportáveis de as pessoas que delas precisam as pagarem. Se acabassem com essas empresas e aplicassem o modelo que a maioria da Europa usa, é que eram espertos, mas deixemo-nos de políticas e voltemos ao filme.
William é quem decide, se cada pessoa é qualificada para ter seguro. Sendo "obrigado" de acordo com os seus princípios, a rejeitar inúmeros candidatos, um deles sendo o original Jigsaw, ele "condena" imensas pessoas à morte.


Jigsaw, agora morto, já tinha preparado o "jogo" para William, e o seu sucessor, o Detective Mark Hoffman (Costas Mandylor) tratou que tudo fosse cumprido até ao mínimo pormenor.

Nestes típicos filmes de terror, as performances nunca são grande coisa, por várias razões. Primeiro, quase nunca entram grandes actores neste género de filmes, e também por quase nunca o argumento lhes permite fazer melhor.
Destaco a razoável prestação de Peter Outerbridge como um factor positivo do filme, ao contrário da de Costas Mandylor que é bastante má.

Como já disse, normalmente neste género de filmes os argumentos são fracos, e este não foge à regra. É mais do mesmo, se ainda fosse mais do mesmo dos dois primeiros Saw, mas não é mesmo dos outros mais recentes.

Já foi anunciado que vai haver novo Saw, e pelo que dizem será o último. Será também filmado em 3D. Agora irei dar mais uma hipótese para redenção a este franchise que felizmente tem os seus dias contados.


"You will be put to the test."

Avaliação - 5.0

2 comentários:

  1. Oh Deus... só vejo mais um Saw se for mesmo obrigado, eheh! Mas pelo menos já foi confirmado que vai terminar, comecem a cantar! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Flávio, este aqui vi mesmo porque já tinha visto os outros e como disseram que o próximo ia ser definitivamente o último,resolvi dar-lhes mais uma chance.

    A sorte foi que não gastei dinheiro algum a vê-lo, embora ter gasto 90 minutos do meu tempo com este Saw não tenham valido muito a pena mas pronto. :)

    Abraço

    ResponderExcluir