quarta-feira, 17 de março de 2010

Alien (1979)


Neste filme de Ridley Scott, somos transportados para um futuro ainda longínquo, onde uma nave espacial, utilizada para exploração mineira, está de regresso à Terra, quando toda a tripulação é acordada para acudir a um suposto SOS lançado por um planeta não muito distante de onde se encontram.

Quando lá aterram, uma equipa é enviado para explorar o terreno e ver do que se trata o SOS, e encontram uma nave diferente de todas as naves que já tinham visto. Quando lá entram, Kane (John Hurt) é atacado por um ser alienígena que lhe fica colado à cara.

Não sendo possível a sua remoção, Kane é deixado na enfermaria, até que passado pouco tempo o ser descola-se da cara dele deixando Kane aparentemente bem. Mas esse não era o caso já que Kane viria a morrer durante um jantar com toda a tripulação, já que um outro alien, tinha nascido dentro de si. Esse mesmo alien, foge da tripulação e promete espalhar o terror pela nave.


Neste que é, se não estou em erro, o primeiro filme de terror no espaço, Ridley Scott está magnífico, com um trabalho de realização fantástica, onde podemos sentir o medo e o suspense vivido por casa personagem.

Os efeitos especiais são bastante bons para a altura e foram com certeza inovadores e servido de base para filmes que vieram a seguir.

O elenco é bastante bom, com especial destaque claro está para Sigourney Weaver e também para Ian Holm, que acabam por ser os dois actores com mais destaque no filme.

O filme acaba por ter um ou outro problema, sendo talvez o mais importante o facto de não ter uma montagem bem conseguida. Em certas alturas as cenas pareciam cortadas demasiado cedo, não deixando a trama, em algumas alturas, fluir correctamente.

Mas mesmo assim, Alien é um filme absolutamente imperdível, que marcou, não só uma década, mas toda a história do cinema, como uma das obras mais ambiciosas e originais alguma vez criada.


In Space no one can hear you scream

Avaliação - 8.3/10

3 comentários:

  1. Olha, mais um que tenho que rever. Não o tenho como extraordinário.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. E um filmão, sem duvida. Mas prefiro o segundo, neste os anos já começam a pesar :P

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    não é uma obra-prima mas é bastante bom, principalmente por ser um dos primeiros do género.

    Abraço

    Jackie Brown,

    Neste caso, não estamos de acordo prefiro este ao seu sucessor.

    Abraço

    ResponderExcluir