sexta-feira, 2 de abril de 2010

Burn After Reading (2008)


Depois de descobrirem, no ginásio onde trabalham, um CD com conteúdos secretos da CIA, Chad (Brad Pitt) e Linda (Frances McDormand), começam a chantagear Osbourne Cox (John Malkovich), um ex agente da CIA a que pertencem os documentos no CD. Ambos querem ganhar algo com aquela informação. Linda quer fazer umas operações cirúrgicas para ficar mais bonita e Chad quer apenas dinheiro.

Cox é casado com Katie (Tilda Swinton), que por sua vez tem um caso com Harry (George Clooney) que acaba por se revelar um autêntico Don Juan, já que também se envolve com Linda.

O filme é realizado pelos irmãos Coen que nos traz mais um excelente filme, desta vez uma comédia negra bem à sua medida. E também à medida de todos os verdadeiros fãs dos seus filmes.


A realização da fita é feita com bastante simplicidade bem ao jeito de Joel e Ethan Coen.

Mas é no argumento que eles os dois brilham, onde juntam várias personagens que não têm grande inteligência e dão nos situações hilariantes que abunda do princípio ao fim.

Outro ponto bastante forte do filme, é o elenco que é composto para actores de grande categoria. Para além dos já mencionados o filme conta ainda com as prestações de Richard Jenkins, J.K. Simmons.

Brad Pitt de todos é o que mais brilha, fazendo o papel de um, no mínimo, estranho trabalhador de um ginásio. A sua personagem é a menos inteligente de todas e talvez por isso mesmo a mais divertida, já que se mete em aventuras muito descabidas e lá está hilariantes.

Embora não seja o melhor dos Coen, o filme continua a ser excelente e um filme absolutamente imperdível.


"I have a drinking problem? Fuck you, Peck, you're a Mormon. Compared to you we ALL have a drinking problem!"

Avaliação - 7.9/10

6 comentários:

  1. Uma das melhores screw comedies que alguma vez vi!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Estamos de acordo. E embora pouco saiba da filmografia dos irmãos Coen, penso que deixaram aqui um excelente trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O cúmulo da estupidez a inspirar um humor negro e corrosivo! Um grande filme dos Coen! E o elenco é, como disseste, de grande categoria, mas de facto é Brad Pitt quem causa a impressão mais duradoura, numa personagem completamente hilariante!

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Nekas,

    concordo contigo!

    Abraço

    Marcelo,

    se gostaste deste recomendo que vejas o The Big Lebowski. É muito bom!

    Abraço

    Catarina,

    concordamos em pleno. :)

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. ~Um filme divertido sim, mas perde muito do seu interesse quando Brad Pitt sai de cena.

    Já Pitt está fantástico, merecia a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Jackie, concordo contigo até certo ponto. O filme perde interesse mas continua a ser um bom filme depois de Pitt "desaparecer".

    Sim a nomeação seriam um bom prémio para ele. Ele que é um dos mais subvalorizados actores de Hollywood.

    Abraço

    ResponderExcluir