quinta-feira, 8 de abril de 2010

Catch Me If You Can (2002)



Baseado numa história real,
'Catch me if you can' conta-nos a vida de Frank Abagnale Jr., um jovem que foge de casa devido ao divórcio dos pais e à situação económica em que o fisco os deixa.

Sem modo de se sustentar, decide tomar atalhos e enriquecer ilicitamente, fazendo-se passar primeiro por piloto e, seguidamente, por médico e advogado, criando centenas de cheques falsos e aproveitando o seu carisma e a ideia de que as 'roupas fazem o homem' para ultrapassar todas as barreiras que lhe aparecem.

Pelo caminho assume um estilo de vida à altura do dinheiro que aos poucos vai adquirindo, viajando pelo mundo como suposto piloto da PanAm, vivendo em hotéis de luxo e recolhendo cada vez mais informação para melhorar as suas técnicas fraudulentas.



Praticamente tudo neste filme que Steven Spielberg nos traz é delicioso. Desde logo somos cativados pela maneira engenhosa e extremamente criativa com que Frank se escapa das mais variadas e apertadas situações , sempre com o FBI e Carl Hanratty(Tom Hanks) no seu encalço.

Leonardo DiCaprio tem uma representação à altura, conseguindo interpretar da melhor maneira as opostas personalidades que Frank Abagnale Jr. assume, dependendo da posição em que se encontra, conseguindo conciliar o lado mais infantil e inseguro com a sua faceta de burlão e capaz de enganar tudo e todos com o seu charme e auto-confiança.

Por outro lado, Tom Hanks interpreta o 'implacável' e desajustado Carl Hanratty que persegue Frank por todo o mundo, tornando a sua captura numa perseguição sem tréguas, chegando ao ponto de até a tornar uma questão pessoal, acima de tudo o resto.



Concluindo, ao ver 'Catch me if you can' é impossível uma pessoa aperceber-se que é um filme de 2 horas e 20 minutos. A acção é tão absorvente que entretém ao ponto de não nos apercebermos o quão célere o tempo passa e damos por nós a torcer insistentemente pelo sucesso de Frank.



"Two little mice fell into a bucket of cream. The first mouse quickly gave up and drowned, but the second mouse, he struggled so hard that he eventually churned that cream into butter and he walked out. Amen."


Avaliação - 8.4/10

5 comentários:

  1. Também gosto muito deste filme. É Spielberg em género e registo diferentes, mas igualmente muito bom! E com DiCaprio como protagonista, o que só por si marca toda a diferença 5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderExcluir
  2. É um registo totalmente diferente de Spielberg mas nem por isso é mau, aliás, é bastante bom!
    A forma como nos absorve no filme e aprópria temática ao ser baseada num história verídica, dá-nos aquela sensação que nada daquilo é fantochada e isso faz toda a diferença, além da boa interpretação de DiCaprio que penso que esteja melhor ao que escreves...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  3. Fico sempre num ímpasse se o hei-de comprar ou não. Vale 10 euros?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom primeiro contributo que deste neste espaço Kane.

    É realmente um bom filme, mas a nota parece-me um pouco inflacionada! Mas teria de rever para dar uma opinião mais correcta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Roberto F. A. Simões: Sim, Spielberg num meio que não estamos habituados a vê-lo, no entanto, mantendo a qualidade a que nos acostumou.

    Nekas: Eu gostei bastante da interpretação do DiCaprio (aliás, como geralmente gosto). Pensei que teria conseguido traduzir fielmente essa preferência ao longo da crítica. No entanto, aqui fica, também concordo que muito do sucesso do filme se deve à interpretação de DiCaprio.

    Marcelo Pereira: Pessoalmente, vale bem os 10 euros.

    AlexSupertramp: Ainda não tive oportunidade de te agradecer teres partilhado este espaço comigo. Aconselho-te um novo visionamento, verás que, possivelmente, irás mudar de opinião :)

    Abraços

    ResponderExcluir